Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos agudos da exposição à fumaça lateral de cigarro e ao material particulado sobre a modulação autonômica do sistema cardiovascular

Processo: 10/17769-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Vitor Engrácia Valenti
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tabaco   Sistema nervoso autônomo   Poluição do ar   Sistema cardiovascular   Poluentes do ar   Cardiologia

Resumo

O sistema cardiovascular é modulado por centros localizados no bulbo, onde se destacam os núcleos do trato solitário (NTS) e a região rostroventrolateral do bulbo (RVL). Já foi evidenciado a relação existente entre poluição e elevação da morbimortalidade cardiovascular, dado que finas partículas atingem o território alvéolo-capilar e entram na corrente sangüínea em menos de 1 minuto. A fumaça lateral do cigarro é oriunda da queima espontânea do cigarro e faz parte de aproximadamente 85% da fumaça total liberada pelo cigarro, sendo um importante agente poluente de ser estudado. Respostas agudas simpáticas e hemodinâmicas ao cigarro já foram demonstradas anteriormente frente à exposição à associação da fumaça central e lateral em humanos, sugerindo que a função barorreflexa em fumantes ativos se encontra comprometida. Ademais, resultados do nosso grupo mostraram o envolvimento da inibição da catalase no quarto ventrículo cerebral (4º V) na influência da resposta parassimpática frente ao aumento da pressão arterial em ratos Wistar Kyoto e espontaneamente hipertensos expostos ao cigarro durante três semanas. Entretanto, ainda não foram confirmados os efeitos da inibição da catalase central e sistemicamente sobre o controle do barorreflexo e do reflexo cardiopulmonar em ratos expostos agudamente à fumaça lateral de cigarro e ao material particulado. Assim, nosso objetivo é avaliar os efeitos da inibição da catalase central e sistemicamente sobre o barorreflexo e o reflexo cardiopulmonar em ratos Wistar expostos agudamente à fumaça lateral de cigarro e ao material particulado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALENTI, VITOR E.; DE ABREU, LUIZ CARLOS; FONSECA, FERNANDO L. A.; ADAMI, FERNANDO; SATO, MONICA A.; VANDERLEI, LUIZ CARLOS M.; FERREIRA, LUCAS LIMA; RODRIGUES, LUCIANO M.; FERREIRA, CELSO. Effects of the administration of a catalase inhibitor into the fourth cerebral ventricle on cardiovascular responses in spontaneously hypertensive rats exposed to sidestream cigarette smoke. Clinics, v. 68, n. 6, p. 851-857, Jun. 2013. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.