Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo dos indicadores acústicos empregados no processo da percepção da orientação de uma fonte acústica direcional para explorá-los em redes de microfones

Processo: 10/18180-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Phillip Mark Seymour Burt
Beneficiário:Alberto Yoshihiro Nakano
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento digital de sinais

Resumo

Técnicas de localização de fontes acústicas são amplamente usadas em uma gama de aplicações tais como em filtragem espacial de sinais sonoros (beamforming), em tracking de fontes acústicas e em aparelhos auditivos para citar alguns exemplos. Porém, somente recentemente o estudo da estimação da orientação de emissão da fonte acústica vem ganhando mais atenção visando entre outras coisas a melhora das técnicas de localização acústica e suas aplicações. Sabe-se atualmente que a diferença entre a pressão sonora (ILD - interaural level difference) e a diferença do tempo de chegada (ITD - interaural time difference) de um sinal sonoro em ambos os ouvidos, em conjunto com a função de transferência da pinna (principalmente suas freqüências de ressonância e antiressonância), são os principais indicadores que fornecem as informações para a percepção subjetiva da localização de fontes acústicas. Por sua vez, os conceitos de ILD e ITD são empregados em técnicas de localização acústica usando redes de microfones nos quais a diferença de tempo de chegada em pares de microfones e a relação da intensidade dos sinais em pares de microfones são explorados. Neste trabalho verificaremos se os mesmos indicadores subjetivos para localização acústica podem ser usados para a estimação da orientação da fonte acústica empregando microfones. Além disso, propomos a pesquisa e análise de outros indicadores como, por exemplo, a correlação dos sinais biaurais no tempo e a análise da correlação por faixas de freqüência. Inicialmente, realizaremos experimentos subjetivos em uma sala anecóica visando a taxa da correta estimação da orientação de uma fonte acústica, tendo assim uma base para comparação. Posteriormente se analisarão os indicadores acústicos dos sinais biaurais e, finalmente, será realizado o estudo utilizando microfones.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAKANO, A. Y.; BURT, P. M. S. Directional acoustic source orientation estimation using only two microphones. DIGITAL SIGNAL PROCESSING, v. 23, n. 6, p. 1918-1922, DEC 2013. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.