Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de Domínios de Membranas Eritrocitárias obtidos com ou sem uso de Detergente

Processo: 10/18516-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Eneida de Paula
Beneficiário:Cleyton Crepaldi Domingues
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/14737-2 - Papel da hipercolesterolemia na modificação da composição de microdomínios - lipid rafts - em câncer de próstata, BE.EP.PD
Assunto(s):Eritrócitos   Solubilização   Biomembranas   Detergentes

Resumo

A formação de domínios na fase líquido-ordenada (lipid rafts), ricos em colesterol e esfingolipídios onde proteínas específicas se inserem para manter sua funcionalidade, é um fenômeno das biomembranas. Esses domínios coexistem com a fase líquido-desordenada das membranas e operacionalmente têm sido estudados através do preparo de DRMs (Detergent-Resistant Membranes). A membrana do eritrócito é um ótimo modelo para o estudo dos lipid rafts. Nosso grupo de pesquisa (Biomembranas, IB/Unicamp) tem se dedicado ao estudo da interação de moléculas anfifílicas com membranas modelo e biológicas usando abordagens metodológicas que permitem detectar alterações nas propriedades estruturais e dinâmicas dessas membranas. Recentemente, demonstramos pela primeira vez na literatura, o preparo e a caracterização de DRMs de eritrócitos obtidas com uso do detergente C12E8 (Crepaldi Domingues et al., 2009), além da caracterização de DRMs de eritrócitos obtidos a 37°C (Domingues et al., 2010) para Triton X-100. A fase líquido-ordenada foi determinada nessas DRMs pela técnica do marcador de spin (por Ressonância Paramagnética Eletrônica) e o aumento da concentração de colesterol e a presença de proteínas marcadoras de lipid rafts foram determinados.Uma vez que detergentes podem induzir a formação de domínios de membrana, nesse projeto pretendemos investigar a composição lipídica e protéica de domínios da membrana eritrocitária, obtidos sem o uso de detergentes, e compará-los com DRMs. Além disso, pretendemos ampliar a caracterização lipídica dessas estruturas, quantificando o conteúdo de esfingomielina e glicoesfingolipídios, além de colesterol. Finalmente, temos também por objetivo determinar a possível interação molecular entre anestésicos locais e componentes dos domínios da membrana, procurando relacioná-los a organização/estruturação desses domínios.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASADEI, BRUNA RENATA; CARVALHO, PATRICIA DE OLIVEIRA; RISKE, KARIN A.; BARBOSA, RAQUEL DE MELO; DE PAULA, ENEIDA; DOMINGUES, CLEYTON CREPALDI. Brij detergents reveal new aspects of membrane microdomain in erythrocytes. MOLECULAR MEMBRANE BIOLOGY, v. 31, n. 6, p. 195-205, SEP 2014. Citações Web of Science: 7.
CASADEI, BRUNA R.; DOMINGUES, CLEYTON C.; DE PAULA, ENEIDA; RISKE, KARIN A. Direct Visualization of the Action of Triton X-100 on Giant Vesicles of Erythrocyte Membrane Lipids. BIOPHYSICAL JOURNAL, v. 106, n. 11, p. 2417-2425, JUN 3 2014. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.