Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de efeitos genotóxicos e mutagênicos decorrentes da exposição de corante reativo extraído de fibras de algodão por meio de suor sintético

Processo: 10/14941-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Danielle Palma de Oliveira
Beneficiário:Daniela Morais Leme
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

A notável capacidade visual humana na distinção de diferentes tonalidades tem estimulado o desenvolvimento e comercialização de corantes e pigmentos. Inúmeros corantes naturais e sintéticos têm sido empregados nos processos de tingimento de tecidos para suprir a necessidade de vestuários coloridos. Apesar de corantes têxteis serem avaliados toxicologicamente antes de sua inserção no mercado, estudos têm mostrado que diversos grupos de corantes comumente comercializados são capazes de conferir riscos a saúde humana. O fato dos vestuários poderem conter substâncias químicas nocivas e o conhecimento de que, mesmo após sucessivas lavagens, os corantes são capazes de migrarem e penetrarem na pele humana em casos de transpiração intensa, a necessidade de uma melhor avaliação da segurança destes produtos tem se mostrado relevante e de caráter imediato. A auto-suficiência brasileira em algodão e as condições climáticas de nosso país fazem com que 70% da produção têxtil nacional seja baseada na utilização de fibras de algodão. Diferentes classes de corante podem ser empregadas no tingimento das fibras de algodão, entretanto, os corantes reativos tem sido os mais utilizados para esta finalidade. A molécula dos corantes divide-se em duas partes principais, o grupamento cromóforo, responsável pela cor e o grupo responsável pela fixação à fibra. No caso de corantes do tipo reativos, a fixação é feita por meio de ligações covalente entre os grupos clorotriazina e/ou sulfatoetilsulfona à fibra. Considerando a problemática exposta, o presente projeto pretende avaliar os efeitos genotóxicos e mutagênicos de soluções de um corante reativo após a extração de fibra de algodão tingida em laboratório, utilizando suor sintético como extrator. Para a avaliação destes parâmetros diferentes metodologias serão utilizadas, como segue: ensaios de mutagenicidade com Salmonella typhimurium; ensaios para detecção da genotoxicidade/mutagenicidade em cultura in vitro de fibroblasto de pele humana e em modelo de pele 3D (Episkin®). Os resultados deste trabalho fornecerão informações valiosas para o desenvolvimento de peças de vestuário mais seguras, considerando que serão avaliados os efeitos tóxicos decorrentes da exposição da pele a corantes reativos, na presença de suor.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEME, DANIELA MORAIS; PRIMO, FERNANDO LUCAS; GOBO, GRACIELY GOMIDES; VIEIRA DA COSTA, CLEBER RAFAEL; TEDESCO, ANTONIO CLAUDIO; DE OLIVEIRA, DANIELLE PALMA. Genotoxicity Assessment of Reactive and Disperse Textile Dyes Using Human Dermal Equivalent (3D Cell Culture System). JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES, v. 78, n. 7, p. 466-480, APR 3 2015. Citações Web of Science: 7.
LEME, DANIELA MORAIS; RODRIGUES DE OLIVEIRA, GISELE AUGUSTO; MEIRELES, GABRIELA; BRITO, LARA BARROSO; RODRIGUES, LAIS DE BRITO; DE OLIVEIRA, DANIELLE PALMA. Eco- and Genotoxicological Assessments of Two Reactive Textile Dyes. JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES, v. 78, n. 5, p. 287-300, MAR 4 2015. Citações Web of Science: 19.
LEME, DANIELA MORAIS; RODRIGUES DE OLIVEIRA, GISELE AUGUSTO; MEIRELES, GABRIELA; DOS SANTOS, TUANE CRISTINA; BOLDRIN ZANONI, MARIA VALNICE; DE OLIVEIRA, DANIELLE PALMA. Genotoxicological assessment of two reactive dyes extracted from cotton fibres using artificial sweat. TOXICOLOGY IN VITRO, v. 28, n. 1, SI, p. 31-38, FEB 2014. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.