Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos análogos de gravitação

Processo: 10/20123-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:George Emanuel Avraam Matsas
Beneficiário:Maurício Richartz
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/55449-1 - Física em espaços-tempos curvos, AP.TEM
Assunto(s):Teoria quântica de campos   Gravitação quântica   Radiação Hawking   Superradiância   Curvatura do espaço-tempo

Resumo

Modelos análogos de gravitação são sistemas físicos cujo comportamento pode ser descrito por campos clássicos/quânticos em um espaço-tempo curvo efetivo. Esses modelos constituem uma alternativa tanto teórica como experimental para se testar previsões da teoria quântica de campos em espaços-tempo curvos (TQCEC). Em particular, a radiacão Hawking, a superradiância e a produção cosmológica de partículas são alguns dos fenômenos que podem ser reproduzidos em modelos análogos. Da mesma maneira que a TQCEC deixa de valer na escala de Planck e efeitos de gravitação quântica devem ser considerados, modelos análogos possuem uma escala na qual a descrição do sistema pela métrica efetiva deixa de valer. A grande diferença é que, enquanto uma teoria satisfatória de gravitação quântica não existe, a teoria microscópica dos sistemas análogos geralmente é bem conhecida. O estudo dessas teorias microscópicas e a relação com seu correspondente modelo análogo é uma alternativa para se entender melhor a gravitação na escala de Planck. Esse projeto de pesquisa prevê o estudo detalhado de modelos análogos de gravitação, com especial ênfase no regime transplanckiano. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORRES, THEO; PATRICK, SAM; COUTANT, ANTONIN; RICHARTZ, MAURICIO; TEDFORD, EDMUND W.; WEINFURTNER, SILKE. Rotational superradiant scattering in a vortex flow. Nature Physics, v. 13, n. 9, p. 833+, SEP 2017. Citações Web of Science: 44.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.