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"Movimento, jogo e brincadeira na Educação Infantil: as expectativas das famílias"

Processo: 10/15057-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Mauro Betti
Beneficiário:Lucyara Maria Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação física | Educação Infantil | familia | Educação Infantil

Resumo

A infância é um tema que vem despertando muitas polêmicas e discussões, e ganhando enfoques cada vez mais amplos ao decorrer do tempo: biologicistas, psicológicos, pedagógicos, assistencialistas e, mais recentemente, sociológicos. Sabe-se que o movimento, a brincadeira e o jogo são atividades recorrentes e importantes no desenvolvimento integral das crianças, e deveriam estar presentes de modo destacado nas instituições de educação infantil. É com base nesses pressupostos que este estudo objetiva analisar os princípios didático-pedagógicos postulados pela legislação, pelas diretrizes didático-pedagógicos oficiais e pela literatura, no que diz respeito ao atendimento das necessidades das crianças no âmbito da educação infantil. Desvelar as expectativas das famílias responsáveis pelas crianças em relação à educação infantil, principalmente no que concerne ao movimento, jogos e brincadeiras e comparar em que medida tais expectativas afastam-se ou aproximam-se das diretrizes didático-pedagógicas sobre movimento, jogos e brincadeiras postuladas nos documentos oficias, na legislação e na literatura especializada. Para tal, realizará pesquisa bibliográfica, com seleção e análise dos textos relevantes para a compreensão da temática. O trabalho de campo será desenvolvido em uma Instituição Pública de Educação Infantil (Creche ou Pré-escola) de Bauru/SP, e envolverá a análise do Projeto Politico-Pedagógico dessa instituição, entrevistas semi-estruturadas com gestor e professores, e entrevistas com uma amostragem de pais ou responsáveis pelas crianças. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo temático, e serão triangulados mediante o confronto da literatura/legislação, o Projeto Político Pedagógico da instituição e as expectativas das famílias/responsáveis.

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