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Pluralidade Cultural e Educação Física: elaboração de material didático

Processo: 10/20092-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Suraya Cristina Darido
Beneficiário:Aline Fernanda Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar

Resumo

Em 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/BRASIL, 1997) propuseram a incorporação de temas para tratar os problemas sociais no âmbito escolar. Assim, os Temas Transversais tem por objetivo discutir assuntos de urgência social que visam resgatar a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos e a participação ativa dos indivíduos na sociedade. A proposta é que tais temáticas sejam abordadas em todas as áreas do conhecimento respeitando tanto as particularidades destas quanto as dos próprios temas. Especificamente na Educação Física, o professor ao trabalhar com a transversalidade deve estabelecer relações entre as práticas da cultura corporal com tais temas, como por exemplo, o Tema Transversal Pluralidade Cultural pode permear as discussões sobre a capoeira. Promover relação entre os Temas Transversais e os conteúdos específicos da Educação Física não é tarefa simples, a falta de tradição no encaminhamento desse tipo de trabalho e a ausência de materiais didáticos que possam dar suporte ao planejamento e intervenção dos professores, são empecilhos que vêm limitando o avanço desta proposta. Assim, pensar em elaborar livros didáticos se torna necessário para oferecer apoio aos professores a formularem estratégias de ensino e refletirem sobre o desenvolvimento de suas práticas, uma vez que os livros são instrumentos relevantes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é primeiramente investigar a concepção dos alunos do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental sobre a Pluralidade Cultural. E a partir de tais dados elaborar um livro didático partindo das concepções destes alunos sobre os conceitos que fundamentam a Pluralidade Cultural. Este será composto por dois cadernos, um para o aluno e outro para o professor.