Busca avançada
Ano de início
Entree

Blendas de Amido Termoplástico Modificado por Extrusão Reativa

Processo: 10/20155-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Antonio José Felix de Carvalho
Beneficiário:Tamires de Souza Nossa
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/08394-7 - Modificação do amido termoplástico por extrusão reativa (REX): compatibilização reativa e modificação química via despolimerização/polimerização, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):12/04688-4 - Amido termoplástico com reticulação termorreversível, BE.EP.DR
Assunto(s):Blendas   Polímeros biodegradáveis   Amido

Resumo

O amido termoplástico (TPS) é um material biodegradável, de baixo custo, com grande potencial para aplicação na composição de plásticos biodegradáveis. Muitos estudos têm sido realizados no sentido de melhorar algumas de suas propriedades, principalmente a sua baixa resistência mecânica, elevada hidrofilicidade, e baixa miscibilidade e/ ou compatibilidade com polímeros comerciais, fatores que dificultam a utilização desse material como plástico biodegradável. Uma alternativa para melhorar tais propriedades, é a produção de blendas to TPS com outros polímeros. Contudo, quando a natureza química dos materiais a serem combinados é muito diversa, faz-se necessário compatibilizar os materiais, em geral via adição de agentes compatibilzantes ou promovendo reações ente os materiais durante a extrusão, processo denominado compatibilização reativa. O presente projeto tem como principal objetivo o estudo do processo de despolimerização e repolimerização do amido por meio de extrusão reativa. A proposta tem como meta a produção de novos polímeros formados a partir da polimerização do amido, incluindo moléculas do plastificante, o glicerol e também os agentes de despolimerização como o ácido cítrico. Também será objetivo do projeto estudar a miscibilidade e a compatibilidade de blendas dos amidos termoplásticos modificados com poli(ácido lático) e poliésteres biodegradáveis de 1, 4-butanodiol. O presente projeto está inserido dentro do escopo do projeto FAPESP No. 2007/08394-7 "Modificação do Amido Termoplástico por Extrusão Reativa (REX): Compatibilização Reativa e Modificação Química via Despolimerização/ polimerização") em andamento no grupo de pesquisa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOSSA, TAMIRES S.; BELGACEM, NACEUR M.; GANDINI, ALESSANDRO; CARVALHO, ANTONIO J. F. Thermoreversible crosslinked thermoplastic starch. Polymer International, v. 64, n. 10, p. 1366-1372, OCT 2015. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOSSA, Tamires de Souza. Novas composições poliméricas obtidas a partir da modificação do amido via extrusão reativa. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.