Busca avançada
Ano de início
Entree

Política e negócios em São Paulo: da Abertura dos Portos a independência (1808/1822)

Processo: 11/50008-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Cecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira
Beneficiário:Renato de Mattos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Rio de Janeiro   Comércio marítimo

Resumo

Constituindo desdobramento da pesquisa de mestrado intitulada Política, administração e negócios: a capitania de São Paulo e sua inserção nas relações mercantis do Império Português, 1788/1808 (Processo Fapesp 07/52190-7), este projeto tem como objetivo central contribuir para a compreensão das transformações verificadas nas relações mercantis e sociais paulistas após a chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro. Assim, pretendemos analisar o lugar ocupado por São Paulo e pelos grupos políticos paulistas no âmbito dos domínios portugueses, bem como evidenciar os nexos articuladores entre São Paulo e Rio de Janeiro entre os anos de 1808 e 1822, questão central para a compreensão das bases sociais de sustentação do governo joanino e posteriormente do governo de D. Pedro. Partindo do caso paulista, problematizaremos as repercussões abrangentes da abertura dos portos, assim como os modos como foi adotada, evidenciando em que medida esta decisão constituiu efetivamente um marco do ponto de vista sócio-econômico no centro-sul da colônia, seja em termos das relações entre os "portugueses" do Brasil e da Europa seja em termos das vinculações com interesses britânicos (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTOS, Renato de. Política e negócios em São Paulo: da abertura dos portos à independência (1808/1822). 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.