Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da expressão da proteína p16 nos carcinomas de doentes com epidermodisplasia verruciforme e de doentes não portadores da síndrome.

Processo: 11/00361-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Mírian Nacagami Sotto
Beneficiário:Mayra Servilha Grion Mattos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Epidermodisplasia verruciforme   Carcinoma de células escamosas   Dermatologia

Resumo

A Epidermodisplasia Verruciforme (EV) é uma condição rara, de herança genética, caracterizada por verrugas disseminadas e neoplasias cutâneas, causadas por um grupo específico de vírus do papiloma humano, os EV-HPV. A EV é considerada o primeiro indicador de câncer genético associado ao HPV, e modelo para o estudo da oncogênese viral. Não se conhece os mecanismos da oncogênese dos EV-HPV, pois esses vírus, ao contrário dos HPV genitais de alto risco não se incorporam ao genoma da célula hospedeira. Nas lesões displásicas e neoplásicas dos HPV genitais de alto risco ocorre a supra- expressão da proteína p16. Com o objetivo de contribuir para o entendimento da patogenia das neoplasias ocasionadas pelos EV-HPV, pretende-se verificar e comparar a expressão de p16 nos carcinomas espinocelulares de doentes com EV, com o de doentes sem condições predisponentes e em carcinomas espinocelulares de áreas não fotoexpostas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATTOS, MAYRA S. G.; OLIVEIRA, WALMAR R.; SOTTO, MIRIAN N. Comparative study of p16 protein expression in squamous cell carcinomas from patients with epidermodysplasia verruciformis and patients without the disease. ARCHIVES OF DERMATOLOGICAL RESEARCH, v. 309, n. 6, p. 479-483, AUG 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.