Busca avançada
Ano de início
Entree

Processo de especiação em Epidendrum: abordagens citogenéticas na avaliação de uma nova espécie híbrida (E. fulgens × E. puniceoluteum)

Processo: 11/00608-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Ana Paula de Moraes
Beneficiário:Mariana Chinaglia
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Peixes   DNA ribossômico

Resumo

Orchidaceae é uma das famílias vegetais mais diversas com cerca de 20.000 espécies, distribuídas em diferentes biomas. No Brasil, a Mata Atlântica destaca-se como um bioma que possui uma grande quantidade de espécies da família. Dentre os estimados 191 gêneros de orquídeas, Epidendrum L., é o com maior número de espécies da região Neotropical, apresentando ampla diversidade morfológica, cromossômica e, consequentemente, muitas incertezas taxonômicas. A hibridação interespecífica é indicada como o fator responsável por tal variação. Epidendrum fugens e E. puniceoluteum são duas espécies de Orchidaceae que apresentam zonas de hibridação natural numa extensa área de ocorrência simpátrica que se estende do litoral sul de São Paulo até o sul de Santa Catarina. Este projeto tem por objetivo principal avaliar a influência que o processo de hibridação possui no genoma destes híbridos recentemente formados. Para tal, o cariótipo dos parentais, E. fulgens, E. puniceoluteum, assim como dos híbridos, serão analisados por técnicas citogenéticas visando determinar o número de cromossomos, o padrão de bandamento (CMA/DAPI), a localização dos sítios de DNAr 5S e 45S, além da hibridização genômica (GISH) dos híbridos. Com os resultados obtidos, espera-se poder compreender a força das barreiras reprodutivas, confirmar a ocorrência de hibridação e a origem do híbrido e de como a reorganização genômica pós-hibridação contribui para a diversificação de linhagens ou espécies no grupo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAES, ANA P.; CHINAGLIA, MARIANA; PALMA-SILVA, CLARISSE; PINHEIRO, FABIO. Interploidy hybridization in sympatric zones: the formation of Epidendrum fulgens x E. puniceoluteum hybrids (Epidendroideae, Orchidaceae). ECOLOGY AND EVOLUTION, v. 3, n. 11, p. 3824-3837, OCT 2013. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.