Busca avançada
Ano de início
Entree

Condições atmosféricas associadas à dispersão de poluentes nas cidades de São Paulo e Santiago

Processo: 11/01040-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Edmilson Dias de Freitas
Beneficiário:Viviana Vanesa Urbina Guerrero
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/58104-8 - Narrowing the uncertainties on aerosol and climate changes in São Paulo State: NUANCES-SPS, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Dispersão de poluentes   São Paulo

Resumo

Este projeto de pesquisa de doutorado visa analisar as condições atmosféricas favoráveis/desfavoráveis à dispersão de poluentes em duas regiões urbanas, mediante a utilização de uma nova versão do módulo fotoquímico simplificado (SPM) acoplado ao modelo BRAMS e a inclusão de novas classes urbanas no Town Energy Budget (TEB), uma parametrização incluída no módulo de interação solo-superfície-atmosfera do BRAMS (LEAF-3) para o tratamento adequado de áreas urbanas. A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), no sudeste do Brasil, e a Grande Santiago (GS), na região central do Chile, são os centros urbanos a serem estudados devido à grande quantidade de poluentes emitidos, os problemas documentados associados à qualidade do ar e o impacto que estes problemas geram na população que reside nesses centros. Uma caracterização similar à existente para a RMSP e utilizada no esquema TEB será feita para a GS, através da inclusão de mais tipos de uso de solo urbano. Também será um objetivo deste trabalho definir e caracterizar as fontes de poluentes na GS para que os processos de dispersão de poluentes possam ser estudados através da ativação do módulo SPM. Uma vez concluídas estas etapas, serão avaliadas as modificações realizadas neste projeto de pesquisa e aquelas recentemente incorporadas ao modelo por outros pesquisadores do grupo de trabalho. Nas avaliações serão estudados em detalhes alguns casos de ocorrências de picos noturnos nas concentrações de ozônio, frequentemente observadas na rede de monitoramento da CETESB. Para isso, informações referentes à concentração de diversos poluentes, disponibilizada pelos órgãos da CETESB (Brasil) e CONAMA-RM (Chile), serão utilizadas na validação dos resultados obtidos com o modelo. Finalmente, será avaliada a viabilidade destas modificações na realização de previsões operacionais da concentração de alguns poluentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO DE MORAIS, MARCOS VINICIUS; DE FREITAS, EDMILSON DIAS; MARCIOTTO, EDSON R.; URBINA GUERRERO, VIVIANA VANESA; MARTINS, LEILA DROPRINCHINSKI; MARTINS, JORGE ALBERTO. Implementation of Observed Sky-View Factor in a Mesoscale Model for Sensitivity Studies of the Urban Meteorology. SUSTAINABILITY, v. 10, n. 7 JUL 2018. Citações Web of Science: 1.
BUENO DE MORAIS, MARCOS VINICIUS; DE FREITAS, EDMILSON DIAS; URBINA GUERRERO, VIVIANA VANESA; MARTINS, LEILA DROPRINCHINSKI. A modeling analysis of urban canopy parameterization representing the vegetation effects in the megacity of Sao Paulo. URBAN CLIMATE, v. 17, p. 102-115, SEP 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.