Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos papéis da molécula de membrana CD83 na biologia da resposta imune

Processo: 11/01082-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jose Alexandre Marzagão Barbuto
Beneficiário:Mariana Pereira Pinho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/54599-5 - Células dendríticas: elementos integrados do sistema imune - enfoque aplicado, AP.TEM
Assunto(s):Cálcio   Células dendríticas

Resumo

O CD83 é um importante marcador de superfície de células dendríticas completamente maturadas, apesar de ser expresso também em outras populações celulares, incluindo algumas linhagens tumorais. Existem diversas evidências da existência de um ligante de CD83, que parece estar presente tanto na iDC quanto na mDC, e em alguns subgrupos de monócitos e linfócitos T CD3+CD8+. Apesar de não ter sido encontrado o ligante em linfócitos T CD4+, o CD83 presente em células epiteliais do timo (TECs) é importante para a correta maturação desse tipo de linfócito, enquanto o presente em DCs é importante para sua proliferação. O CD83 está diretamente relacionado com a capacidade estimulatória de linfócitos T presente nas DCs, atuando na geração de linfócitos T citotóxicos e induzindo uma expansão prolongada de linfócitos T CD8+. A forma solúvel do CD83 (sCD83) é liberada em vários tipos de câncer no microambiente tumoral, atuando como potentes supressores da resposta imune in vitro. Muito pouco, porém, se sabe a respeito das interações que permitem que o CD83 exerça suas mais variadas funções, que variam se o mesmo se encontra ligado ou não na membrana. Buscando uma possível relação do CD83 com a sinalização de cálcio, que está presente na resposta linfocitária a estímulos antigênicos, pretende-se verificar a influência desta molécula, presente na DC, na modulação da sinalização de cálcio presente em linfócitos T durante a sinapse imunológica realizada entre estes dois tipos celulares. Para isso, será avaliada a mobilização de cálcio presentes em linfócitos T alogeneicos na presença de células dendríticas maturadas obtidas da diferenciação de monócitos do sangue, que estarão sobre diferentes condições de disponibilidade do CD83 de sua superfície.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHO, MARIANA PEREIRA; MIGLIORI, ISABELLA KATZ; FLATOW, ELIZABETH ALEXANDRA; BARBUTO, JOSE ALEXANDRE M. Dendritic cell membrane CD83 enhances immune responses by boosting intracellular calcium release in T lymphocytes. Journal of Leukocyte Biology, v. 95, n. 5, p. 755-762, MAY 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.