Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativa do movimento de estruturas em imagens ecográficas

Processo: 11/01314-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Sergio Shiguemi Furuie
Beneficiário:Fernando Mitsuyama Cardoso
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassonografia   Técnicas de imagem por elasticidade   Doenças cardiovasculares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elastografia | optical flow | Speckle tracking | ultrassom | Imagens Médicas

Resumo

A importância dos estudos sobre doenças cardiovasculares é uma consequência do impacto que essas patologias causam no cenário médico do Brasil e do mundo. Elas estão entre as maiores causas de mortes, internações e gastos com saúde. Na prática intervencionista, o ultrassom intravascular (IVUS) é utilizado para obter informações do vaso sanguíneo e de eventuais patologias. Este projeto visa, inicialmente, a estimativa do movimento de estruturas nos vasos em diversas fases do ciclo cardíaco. Posteriormente, serão avaliadas as propriedades dessas estruturas, tais quais deformação, elasticidade e densidade. Primeiramente, phantoms numéricos serão criados de modo a simular a ecogenicidade de um vaso lesionado. A eles será adicionado o ruído Speckle, que é o fenômeno observado em imagens de ultrassom. Depois esse vaso será deformado, de tal forma a simular a dinâmica de um vaso sob a influência de um ciclo cardíaco. A seguir, a lesão será identificada no phantom inicial e depois rastreada nos phantoms deformados através do método "Optical Flow". Após a análise dinâmica em phantoms numéricos, a procedimento será aplicado em imagens reais de IVUS para a análise de suas propriedades morfológicas e dinâmicas, que podem ser de grande importância no diagnóstico, pois as propriedades mecânicas de estruturas, tal qual elasticidade, estão intimamente ligadas à saúde dele. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDO MITSUYAMA CARDOSO; MATHEUS CARDOSO MORAES; SERGIO SHIGUEMI FURUIE. Realistic deformable 3D numeric phantom for transcutaneous ultrasound. Res. Biomed. Eng., v. 33, n. 1, p. 1-10, . (12/15721-2, 11/01314-3)
CARDOSO, FERNANDO M.; FURUIE, SERGIO S.. Guidewire path determination for intravascular applications. COMPUTER METHODS IN BIOMECHANICS AND BIOMEDICAL ENGINEERING, v. 19, n. 6, p. 628-638, . (11/01314-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Fernando Mitsuyama. Estimativa do movimento de estruturas em imagens ecográficas.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.