Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção de biossurfactantes a partir de microbiota de manguezais

Processo: 10/15519-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Valeria Maia Merzel
Beneficiário:Daniela Ferreira Domingos
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Biossurfactantes   Genética microbiana   Metagenômica   Extremófilos

Resumo

Embora o mangue seja um ambiente rico em diversidade microbiana, existem poucos estudos sobre esse tema no Brasil, tornando imperativo o conhecimento e a exploração de novos micro-organismos e seus metabólitos neste ecossistema. Os micro-organismos que vivem nesse ambiente são considerados extremófilos, uma vez que a as condições presentes são de alta salinidade, variação de pH e baixo teor de oxigênio. A prospecção da diversidade microbiana em ambientes inóspitos, extremos e/ou pouco explorados, como os manguezais, potencializa as chances de sucesso na busca por novas moléculas bioativas, contribuindo para uma indústria mais econômica e sustentável. Entretanto, sabemos que embora as técnicas de cultivo tenham sido aprimoradas e tenham permitido a recuperação in vitro de um número crescente de micro-organismos ainda não cultivados, nosso conhecimento sobre sua ecologia permanece insuficiente para cultivar a maioria deles. Neste contexto, as bibliotecas metagenômicas surgem como uma ferramenta poderosa para acessar de maneira mais abrangente a diversidade microbiana total em um dado ambiente, permitindo a análise de genes funcionais de membros da microbiota, principalmente de micro-organismos não-cultivados, e a descoberta de novos compostos bioativos. O objetivo desse trabalho é realizar a triagem de uma coleção de bactérias e de bibliotecas de clones metagenômicos provenientes de sedimentos de manguezais na busca de biossurfactantes com uso potencial em processos biotecnológicos, como biorremediação de áreas impactadas por petróleo e derivados. Além disso, será realizada a subclonagem para a caracterização genética e química dos compostos obtidos. As bibliotecas metagenômicas, assim como as bactérias isoladas, serão submetidas a ensaios funcionais de alta eficiência buscando a atividade surfactante. Também será avaliada, através de ensaios de similaridade de sequência (amplificação por PCR), a presença de genes nas bibliotecas que, por incompatibilidade com o sistema de clonagem/vetor/hospedeiro, não se expressam adequadamente no sistema utilizado, inviabilizando a detecção de atividade. Os clones que apresentarem expressão da atividade surfactante serão subclonados visando o sequenciamento para a caracterização do operon, assim como a super-expressão, purificação e caracterização química do composto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OTTONI, JULIA RONZELLA; CABRAL, LUCELIA; PEREIRA DE SOUSA, SANDERSON TARCISO; LACERDA JUNIOR, GILENO VIEIRA; DOMINGOS, DANIELA FERREIRA; SOARES JUNIOR, FABIO LINO; PINHEIRO DA SILVA, MYLENNE CALCIOLARI; MARCON, JOELMA; FRANCO DIAS, ARMANDO CAVALCANTE; DE MELO, ITAMAR SOARES; DE SOUZA, ANETE PEREIRA; ANDREOTE, FERNANDO DINI; DE OLIVEIRA, VALERIA MAIA. Functional metagenomics of oil-impacted mangrove sediments reveals high abundance of hydrolases of biotechnological interest. WORLD JOURNAL OF MICROBIOLOGY & BIOTECHNOLOGY, v. 33, n. 7 JUL 2017. Citações Web of Science: 6.
DOMINGOS, DANIELA FERREIRA; DE FARIA, ANDREIA FONSECA; GALAVERNA, RENAN DE SOUZA; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; GREENFIELD, PAUL; ZUCCHI, TIAGO DOMINGUES; MELO, ITAMAR SOARES; TRAN-DINH, NAI; MIDGLEY, DAVID; DE OLIVEIRA, VALERIA MAIA. Genomic and chemical insights into biosurfactant production by the mangrove-derived strain Bacillus safensis CCMA-560. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 99, n. 7, p. 3155-3167, APR 2015. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOMINGOS, Daniela Ferreira. Prospecção de biossurfactantes a partir de microbiota de manguezais = : Prospection of biosurfactant from mangrove macrobiota. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.