Busca avançada
Ano de início
Entree

ESTUDO DO POTENCIAL CARIOGÊNICO DE Candida albicans

Processo: 10/17355-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Cristiane Yumi Koga Ito
Beneficiário:Daniel Freitas Alves Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Candida   Cárie dentária   Odontologia   Fatores de virulência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Candida | Carie | cariogenicidade | Fatores de virulência | Odontologia

Resumo

Estudos moleculares indicam que a biopatologia da cárie envolve comunidades bacterianas complexas. Há considerável evidência para a emergência de várias espécies no ambiente cariogênico ou em lesões de cárie que lançam novas perguntas em relação à hegemonia de S. mutans dentro deste processo. O potencial cariogênico de C. albicans tem sido sugerido, contudo a literatura carece de estudos conclusivos a respeito do papel deste microrganismo na patogênese da cárie dentária. O objetivo geral do presente estudo será investigar o potencial cariogênico de C. albicans. Perseguindo o objetivo geral, o estudo será dividido em dois subprojetos. Subprojeto 1 - O objetivo será investigar em C. albicans: análise de biofilme (influência da sacarose, produção de polissacarídeos extracelulares), acidogenicidade, aciduricidade, formação de cárie in vitro e em modelo de boca artificial, formação de cárie em ratos, e expressão de proteínas na presença de sacarose. Subprojeto 2 - Objetiva avaliar in vitro as características fenotípicas de cariogenicidade de isolados clínicos obtidos de dentina cariada, a saber, acidogenicidade, aciduricidade e aderência à hidroxiapatita. Os dados obtidos serão avaliados por meio de estatística descritiva e análise de distribuição normal. Com base nestas análises preliminares, serão selecionados os testes estatísticos de comparação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, D. F. A.; SENEVIRATNE, C. J.; KOGA-ITO, C. Y.; SAMARANAYAKE, L. P.. Is the oral fungal pathogen Candida albicans a cariogen?. ORAL DISEASES, v. 24, n. 4, p. 518-526, . (10/17355-8)