Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de fotoiniciadores alternativos na durabilidade da união, adaptação marginal e propriedades físico-químico-mecânicas de adesivos dentais experimentais fotoativados por LED

Processo: 10/19483-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Mário Alexandre Coelho Sinhoreti
Beneficiário:Eduardo José Carvalho de Souza Junior
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):LED   Adesivos dentinários   Fotoiniciadores dentários

Resumo

O objetivo do estudo será analisar o efeito de fontes de luz LED nas propriedades físicas, mecânicas, resistência da união (RU), adaptação marginal (AM) e na durabilidade de restaurações realizadas com adesivos experimentais contendo diferentes fotoiniciadores. Uma resina modelo contendo uma mistura de BisGMA e HEMA, dimetil amino etil metacrilato (co-iniciador) será preparada com os diferentes fotoiniciadores: CQ (Canforoquinona), PPD (1-Fenil-1,2-Propanodiona) e BAPO (Óxido bis-alquil fosfínico) e associações entre eles. As amostras serão fotoativadas por duas fontes de luz LED, uma de 2° geração (Radii Cal, SDI) e outra de 3° geração (Bluephase C8, Ivoclar Vivadent). A irradiância será aferida a partir de medidas em potênciômetro e a densidade energética será padronizada. As propriedades físico-mecânicas do material serão analisadas através de Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier para o grau de conversão (GC) e cinética de polimerização (CI), análise da permeabilidade dentinária (PMD), sorção (SO), resistência flexural (RF) e módulo flexural (MF). Para o teste de RU, o ensaio de microtração será realizado em dentina plana de 70 molares humanos, avaliados após 24 horas e após 1 ano de armazenamento em saliva artificial. Já para a AM, será mensurada através de réplicas das margens superficial e interna de 70 molares humanos, analisadas em MEV. Os ensaios de GC, PMD, SO, SL, RF, MF e AM serão submetidos à análise de variância dois fatores enquanto a RU será submetida à análise de variância dois fatores (fotoiniciadores e fontes de luz) com medidas repetidas no tempo. Todas as análises serão submetidas ao teste de Tukey (± = 5%). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA-JUNIOR, EDUARDO JOSE; DUTRA BORGES, BONIEK CASTILLO; RAMOS SALLES OLIVEIRA, DAYANE CARVALHO; BRANDT, WILLIAM CUNHA; HIRATA, RONALDO; NOGUEIRA LEAL SILVA, EMMANUEL JOAO; COELHO SINHORETI, MARIO ALEXANDRE. Influence of the curing mode on the degree of conversion of a dual-cured self-adhesive resin luting cement beneath ceramic. ACTA ODONTOLOGICA SCANDINAVICA, v. 71, n. 3-4, p. 444-448, MAY-JUL 2013. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Eduardo José Carvalho de Souza. Influência de fotoiniciadores alternativos na durabilidade da união, adaptação marginal e propriedades físico-químicas de resinas adesivas experimentais fotoativadas por LEDs. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.