Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de QTLs para alto teor de óleo visando seleção de genótipos de soja para cultivos em áreas canavieiras

Processo: 11/00625-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Sandra Helena Unêda-Trevisoli
Beneficiário:Daniel Carvalho Leite
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento genético   Melhoramento genético vegetal   Soja

Resumo

A soja vem assumindo importância crescente em áreas canavieiras do Estado de São Paulo, como opção para cultivo em áreas de rotação/sucessão da cana-de-açúcar. Entre as vantagens, pode-se citar: cultivo totalmente mecanizado, diversificação econômica e melhoria das características químicas do solo, além dos benefícios ligados aos aspectos rotacionais e de fertilidade do solo. No entanto, faz-se necessário que o cultivar possua ciclo curto para que atenda ao cronograma da cana-de-açúcar, além de bons atributos agronômicos. Na atual proposta, pretende-se inserir o caráter de avaliação de teor de óleo, na tentativa de agregar tal caráter às linhagens promissoras obtidas em uma proposta anterior financiada pela FAPESP, bem como iniciar um programa para qualidade do grão, com foco em alta produção de óleo, para que os cultivos de soja possam ser destinados também à produção de Biodiesel. Sendo assim, está sendo enviado à FAPESP uma nova proposta que visa dar continuidade a um programa de melhoramento iniciado (processo 05/60205-9), dentro da qual encontra-se este subprojeto de doutorado. Nesta nova proposta geral pretende-se obter genótipos de soja promissores para o sistema soja/cana, através de cruzamentos artificiais entre parentais portadores de precocidade, produtividade, resistência a doenças, e alto teor de óleo. Dentro deste foco, conforme mencionado a presente proposta de doutorado consiste em um subprojeto desta proposta geral, visando o mapeamento de QTL´s para alto teor de óleo, para que os mesmos possam ser utilizados dentro de estratégias de seleção assistida por marcadores, visando auxiliar o processo seletivo para este caráter, dentro dos programas de melhoramento de soja conduzidos pelo grupo de pesquisa. Ao final do processo (proposta geral) pretende-se obter novas combinações genotípicas superiores de soja, onde serão agregados os caracteres: precocidade, alta produtividade, alto teor de óleo e bom comportamento adaptativo às regiões canavieiras do Estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, D. C.; PINHEIRO, J. B.; CAMPOS, J. B.; DI MAURO, A. O.; UNEDA-TREVISOLI, S. H. QTL mapping of soybean oil content for marker-assisted selection in plant breeding program. Genetics and Molecular Research, v. 15, n. 1 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Daniel Carvalho. Mapeamento de QTL e análises de espectroscopia para teor de óleo visando aplicação em programas de melhoramento de soja. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.