Busca avançada
Ano de início
Entree

Título: "análise do tema da morte, como representação da perda, em canções brasileiras do gênero samba, do ponto de vista da teoria semiótica de linha greimasiana desenvolvida por Luís Tatit"

Processo: 10/11555-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Irene Zanette de Castañeda
Beneficiário:Maria Isabel C. de Matos Zattera
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Cultura brasileira

Resumo

RESUMO: Este projeto está vinculado ao "GIELITE", (Grupo Interdisciplianar de Estudos Literários), cadastrado no CNPQ, coordenado pela professora orientadora Doutora Irene Zanette de Castañeda. Seu de mestrado e doutorado foram desenvolvidos tendo em vista a teoria semiótica e literatura. O objetivo geral deste trabalho é analisar sob o olhar da semiótica de linha greimasiana, a construção do sentido de algumas canções brasileiras que falam sobre a morte. Em especial, identificar os mecanismos semióticos utilizados para expressar o sentimento de perda, ora com melancolia extrema, ora com traços de humor ou saudosismo; mostrar o desenvolvimento de conceitos que caracterizam a canção popular brasileira em si,no gênero samba. Como suporte metodológico será utilizada a teoria desenvolvida por Luiz Tatit em Semiótica da canção: melodia e letra. 3 ed. São Paulo: Ed. Escuta, 2007 e outros livros do mesmo autor.