Busca avançada
Ano de início
Entree

Encapsulação de bacteriocinas em materiais nanoestruturados: caracterização e aplicação em queijo fresco de leite de cabra

Processo: 10/52631-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Beneficiário:Patricia da Silva Malheiros
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nanociência   Encapsulação   Listeria monocytogenes   Bacteriocinas

Resumo

Bacteriocinas sintetizadas por bactérias láticas reconhecidas como seguras para uso em alimentos são de grande interesse como agentes de bioconservação. Entretanto, problemas de estabilidade e interação com componentes presentes nos alimentos podem resultar em diminuição ou perda da atividade antimicrobiana das bacteriocinas produzidas por estas bactérias. Alguns estudos recentes têm demonstrado que a encapsulação das bacteriocinas em nanovesiculas pode ser uma solução para proteger os antimicrobianos dessas interações indesejáveis, estimulando a continuação de estudos nesta área. Neste projeto, pretende-se encapsular bacteriocinas de bactérias láticas em materiais nano estruturados e avaliar sua funcionalidade no controle de micro-organismos patogênicos em produtos lácteos. Para isso, será empregado o queijo minas frescal preparado a partir de leite de cabra como modelo alimentar devido ao alto valor agregado e Listeria monocytogenes como micro-organismo de interesse, em função do grande desafio que o controle deste patógeno ainda representa para a indústria láctea. Os materiais nano estruturados contendo as bacteriocinas serão avaliados quanto ao tamanho, polidispersidade, potencial zeta, eficiência de encapsulação, atividade antimicrobiana, morfologia e mecanismo de ação, empregando técnicas de espalhamento dinâmico de luz, ultra-filtração e microscopia eletrônica de transmissão. Devido à necessidade de utilização de aquecimento no desenvolvimento das nanoestruturas, a cinética de inativação térmica das bacteriocinas em estudo também será determinada. Dessa forma, este projeto fornecerá conhecimento sobre o uso de bacteriocinas encapsuladas no controle de micro-organismos que podem comprometer a qualidade e a segurança de produtos lácteos, contribuindo para o desenvolvimento da nanotecnologia na área agroindustrial, cuja importância no mercado global vem crescendo todos os anos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALHEIROS, PATRICIA S.; CUCCOVIA, IOLANDA M.; FRANCO, BERNADETTE D. G. M. Inhibition of Listeria monocytogenes in vitro and in goat milk by liposomal nanovesicles containing bacteriocins produced by Lactobacillus sakei subsp sakei 2a. FOOD CONTROL, v. 63, p. 158-164, MAY 2016. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.