Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do comportamento de células osteoblásticas na presença de meio condicionado de células mesenquimais do cordão umbilical humano.

Processo: 11/00553-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Karina Fittipaldi Bombonato Prado
Beneficiário:Pauline Lourente
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células   Células-tronco mesenquimais   Osteoblastos

Resumo

O desenvolvimento e a remodelação óssea dependem de interações complexas entre osteoblastos e outras células presentes no microambiente ósseo. Fatores de crescimento e citocinas presentes no meio condicionado de células mesenquimais poderiam estimular o metabolismo de células osteoblásticas. Com esta hipótese, o objetivo deste projeto é avaliar o efeito do meio condicionado de células originárias do cordão umbilical no comportamento de células osteoblásticas. O meio condicionado será obtido a partir de culturas de células da camada subendotelial da veia do cordão umbilical com duração de 24, 48 e 72 horas. Este meio será coletado, filtrado e armazenado para posteriormente ser adicionado ao meio de cultura de células osteoblásticas provenientes da crista óssea alveolar humana. As culturas de células osteoblásticas serão divididas em quatro grupos experimentais: 1) controle (sem adição de meio condicionado); 2) adição de 50% de meio condicionado por 24 horas; 3) adição de 50% de meio condicionado por 48 horas e 4) adição de 50% de meio condicionado por 72 horas. Após 7, 10, 14 e 17 dias de cultura, serão analisados os seguintes parâmetros: proliferação e viabilidade celular, quantidade de proteína total, atividade de fosfatase alcalina, detecção e quantificação de nódulos mineralizados, quantificação de VEGF no sobrenadante das células osteoblásticas e expressão de genes relacionados à atividade osteoblástica através de PCR RealTime.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)