Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de fotossensibilização em membranas lipídicas: o papel de hidroperóxidos de lipídios e a formação de domínios

Processo: 11/00963-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Rosangela Itri
Beneficiário:Helena Couto Junqueira
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/06208-0 - Estudo das propriedades físicas de vesículas gigantes na presença de lipídios oxidados, BE.EP.PD

Resumo

O projeto visa a obtenção de um hidroperóxido de lipídio através de fotossensibilização, seguindo com sua inserção em uma mistura lipídica para a formação de vesículas gigantes com a finalidade de se verificar a sua ação quanto a fragilidade da membrana e/ou a formação de micro-domínios, utilizando-se da técnica de microscopia óptica de contraste de fase, fluorescência e confocal.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TSUBONE, TAYANA MAZIN; JUNQUEIRA, HELENA COUTO; BAPTISTA, MAURICIO S.; ITRI, ROSANGELA. Contrasting roles of oxidized lipids in modulating membrane microdomains. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-BIOMEMBRANES, v. 1861, n. 3, p. 660-669, MAR 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.