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Visualização Cartográfica e Mapa Multimídia: Novas formas de interatividade para o ensino-aprendizagem da Geografia em sala de aula.

Processo: 10/15221-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Andrea Aparecida Zacharias
Beneficiário:Ana Paula Mateucci Milena
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil

Resumo

Integrado ao Projeto "Elaboração do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos e Formação de Professores Tutores: propostas para o estudo da localidade", na linha de pesquisa em Cartografia Escolar, do Grupo de Pesquisa em Geoprocessamento e Cartografia aplicados à Geografia (Geocart), esta pesquisa de Iniciação Científica tem a pretensão de trabalhar com o Paradigma da Visualização Cartográfica explicitando sobre as possibilidades da inserção de novas formas de interatividade nos mapas, bem como sua aplicação, durante o ensino-aprendizagem da Geografia, em sala de aula. Nesta concepção, mostra-se importante o estudo dos conceitos-chave da Visualização Cartográfica e Mapas Multimídia como propostas para uma nova forma do ensino e da aprendizagem da Geografia, visto que com a introdução da informática na Cartografia, a partir dos anos 90, possibilitou não apenas a conversão dos mapas analógicos em digitais, fez também surgir, através da Visualização Cartográfica, uma nova forma de "criar, estruturar, armazenar, manipular, analisar e distribuir as representações gráficas. Hoje, por meio da estruturação de um banco de dados geográficos é possível elaborar mapas com animações, fotos, áudio, vídeos, links, entre outras informações, que possibilitam ao usuário acesso a produtos cartográficos dotados dos chamados "efeitos multimídia". E se pensarmos nas características dos alunos de hoje - os usuários e consumidores da informática e da internet -, essa pode ser uma nova forma de atração e de despertar o interesse pela Cartografia e pelas representações gráficas espaciais. (RAMOS, 2006, p.14). Neste sentido, este projeto de IC pretende acrescentar novas abordagens àquelas, já enfocadas e publicadas pelo meio acadêmico científico, a partir da: a) avaliação de um material (para)didático composto de Atlas Digital com Mapas Multimídias e Vôos Panorâmicos 3D e; b) ação colaborativa, considerando o professor como agente autônomo e multiplicador de conceitos e, portanto mediador e estimulador da leitura e análise da representação espacial.