Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise in vitro e in vivo do papel do gene Gremlin, um antagonista da via TGF-beta/BMP, na formação das lesões ateroscleróticas em camundongos APOE-/-: um estudo sobre o fenótipo de células de musculatura lisa vascular

Processo: 11/00410-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alexandre Holthausen Campos
Beneficiário:Alex Yuri Simões Sato
Instituição-sede: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Aterosclerose   Cardiologia

Resumo

Estudos prévios deste laboratório demonstraram que o gene gremlin é constitutivamente expresso em artérias de rato e é capaz de aumentar significativamente a proliferação, migração e apoptose de células musculares lisas vasculares (CMLV). O gene gremlin é um antagonista das "bone morphogenetic proteins" (BMP) -2, -4 e -7 e juntamente com essas, tem sido correlacionado a mudanças do fenótipo de CMLV em diferentes desordens vasculares, como a aterosclerose. Neste projeto avaliaremos pela primeira vez in vivo, diferentes aspectos da relação do gene gremlin com a formação da placa de ateroma em camundongos deficientes da Apolipoproteína E (ApoE-/-) sob dieta rica em gordura, modelo experimental de indução de aterosclerose. Além disso, modificações fenotípicas de CMLV serão avaliadas in vitro em experimentos de perda e ganho de função do gene gremlin. Nesses ensaios, CMLV de camundongos ApoE-/- serão modificadas geneticamente para superexpressão ou silenciamento do gene gremlin e serão avaliadas quanto à apoptose, proliferação e migração celulares.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMOES SATO, ALEX YURI; BUB, GUILHERME LINHARES; CAMPOS, ALEXANDRE HOLTHAUSEN. BMP-2 and-4 produced by vascular smooth muscle cells from atherosclerotic lesions induce monocyte chemotaxis through direct BMPRII activation. ATHEROSCLEROSIS, v. 235, n. 1, p. 45-55, JUL 2014. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.