Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica das raias-viola, gênero Rhinobatos link, 1790 (Chondrichthyes, Rhinobatidae) do Atlântico ocidental

Processo: 10/18448-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Otto Bismarck Fazzano Gadig
Beneficiário:Camila Mayumi Hirata dos Santos
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Morfometria   Zoologia (classificação)   Raias   Esqueleto

Resumo

O presente projeto tem por objetivo realizar a revisão taxonômica das raias-viola do gênero Rhinobatos (Chondrichthyes, Rhinobatidae) do Atlântico Ocidental, com a caracterização anatômica, morfológica e morfométrica das espécies, apontando a distribuição geográfica de cada uma e propondo uma chave de identificação. Serão analisados indivíduos de toda a costa ocidental do Atlântico, com visita a coleções do país e do exterior, empréstimo de exemplares e coletas quando necessário. Serão tomadas fotografias e um total de 40 medidas morfométricas de exemplares das três espécies (Rhinobatos lentiginosus, R. horkelli e R. percelens). As medidas receberão tratamento estatístico multivariado adequado para evidenciar diferenças e definir medidas relevantes. Serão analisados por meio de dissecção e/ou radiografias os componentes esqueléticos das espécies: condroneurocrânio, cartilagem sinarcual, contagem do número de vértebras e elementos radiais associados ao propterígio, mesopterígio e metapterígio, cinturas peitoral e pélvica e elementos esqueléticos do clásper. Também serão analisados número e disposição de tubérculos dorsais e padrão cromático. Serão confeccionadas pranchas ilustrativas e modelos em 3D das peças com diferenças significativas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Camila Mayumi Hirata dos. Revisão taxonômica do gênero Rhinobatos Link, 1790 (Chondrichthyes, Rhinobatidae) do Atlântico Ocidental. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.