Busca avançada
Ano de início
Entree

As histórias em quadrinhos como fator didático-pedagógico: uma análise da sua produção acadêmica (2002-2010)

Processo: 10/19776-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Karen Senna da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação acadêmica   História em quadrinhos   Ensino e aprendizagem   Pedagogia

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido em nível de iniciação científica, cujo objetivo central é identificar, analisar e compreender aspectos dos estudos e pesquisas acadêmicas sobre as histórias em quadrinhos (HQs) como fator didático-pedagógico, publicados entre 2002 e 2010. Tal formulação se originou da crença de que as temáticas voltadas para a HQs e sua importância no âmbito escolar têm se constituído em objeto de investigações, cujas colaborações, lacunas e perspectivas carecem de ser identificadas, analisadas e compreendidas para a própria educação, enquanto subárea de conhecimento. Ainda, trata-se de projeto de pesquisa que se acredita que irá permitir à jovem pesquisadora maior dedicação à atividade de pesquisa, possibilitando-lhe o aprimoramento de sua formação na graduação, sendo também uma preparação para a pós-graduação. Considerando-se que se trata da identificação, análise e compreensão de aspectos de um conjunto de estudos e pesquisas sobre as HQs como fator didático-pedagógico, a pesquisa que se projeta caracteriza-se como bibliográfica quanto às fontes. Ainda, considerando-se que tal corpus da investigação constitui um conjunto de produtos sobre dada temática, e, portanto, passível de contribuir para a consolidação de determinada área de conhecimento, a pesquisa que ora se projeta, mediante o seu objetivo central de identificar e analisar aspectos desse corpus em busca de compreendê-lo, ainda que sem o objetivo de estabelecer possíveis relações com aspectos de outras temáticas da subárea em que a temática em questão se insere, pôde ser caracterizada como um trabalho do tipo "estado da arte". Após os procedimentos de localização, reunião, seleção e ordenação do corpus da investigação, será realizado um trabalho de categorização dos dados e informações, mediante os seguintes aspectos dos estudos e pesquisas: palavras-chave, objetivos, material, método, procedimentos de análise adotados, resumos informados pelos autores desses estudos e pesquisas e, finalmente, considerações finais ou conclusões desses estudos e pesquisas. Finalmente, realizaremos uma análise centrada na articulação entre os dados e informações categorizadas, em busca de possíveis inferências e, enfim, da compreensão de aspectos dos estudos e pesquisas acadêmicas sobre as HQs como fator didático-pedagógico, publicados entre 2002 e 2010. (AU)