Busca avançada
Ano de início
Entree

Usabilidade e percepção estética da forma: influência no design ergonômico de instrumentos manuais

Processo: 10/20439-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Pesquisador responsável:Luis Carlos Paschoarelli
Beneficiário:Lívia Flávia de Albuquerque Campos
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ergonomia   Design de interação

Resumo

A ergonomia desempenha um importante papel na garantia da usabilidade de interfaces de acionamento manual. Avaliações abordam a capacidade do sistema musculoesquelético e se concentram em investigações na relação Usuário x Tecnologia no nível das interações físicas. Entretanto, outras interações ocorrem no nível dos processos sensoriais, as quais são responsáveis por promover sensações de conforto, bem estar e identificação do usuário com o produto. Este nível de interação não tem sido contemplado nas análises de usabilidade e inclui a estética da forma ou percepção sensorial do objeto. O objetivo desse estudo será realizar uma avaliação com atividades simuladas, a qual abordará a coleta de dados objetivos (torque manual fixo) e subjetivos (percepção de conforto, desconforto e estética da forma) com indivíduos adultos brasileiros de diferentes gêneros, faixas etárias e de duas distintas regiões do país (Nordeste e Sudeste), com a finalidade de verificar se as características estéticas da forma de interfaces de acionamento manual influenciam as sensações de conforto e desconforto no uso dos objetos e, consequentemente, a usabilidade destes produtos, além de compreender a influência das demais variáveis que interferem a realização das atividades de uso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque. Usabilidade, percepção estética e força de preensão manual: influência no design ergonômico de instrumentos manuais : um estudo com tesouras de poda. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.