Busca avançada
Ano de início
Entree

"hemograma e proteinograma sérico, com ênfase em proteínas de fase aguda e imunoglobulinas, de bezerros bubalinos experimentalmente infectados por Salmonella enterica subespécie enterica sorotipo Typhimurium "

Processo: 11/01734-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Jurandir Fagliari
Beneficiário:Cecília Rodrigues Alves Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Salmonella typhimurium   Proteínas da fase aguda   Infecção experimental   Búfalos   Imunoglobulinas

Resumo

O estudo tem como objetivo avaliar as alterações clínicas, bem como o hemograma e o proteinograma sérico de bezerros de búfalas infectados experimentalmente por Salmonella Typhimurium. Serão utilizados 10 bezerros, distribuídos aleatoriamente em dois grupos experimentais submetidos aos seguintes tratamentos: Grupo 1 (controle): administração oral de 10 mL de solução fisiológica diluída em 50 mL de leite; e Grupo 2: administração oral de 108 UFC de Salmonella Typhimurium suspensas em 50 mL de leite. Os animais serão submetidos ao exame clínico antes da inoculação e, a partir daí, em intervalos de 12 horas, até o final da evolução clínica da doença. Diariamente, serão retiradas amostras de sangue para realização de hemograma e proteinograma sérico utilizando a técnica de eletroforese em gel de poliacrilamida (SDS-PAGE). Serão também colhidas, diariamente, amostras de fezes para isolamento de Salmonella por meio de exames microbiológicos.