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O ensino de solos na geografia da educação básica do estado de são paulo e o relato de algumas experiências no município de ourinhos/sp

Processo: 11/01293-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Cristina Perusi
Beneficiário:Renata Correia Costa
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de geografia

Resumo

Os caminhos percorridos pela educação brasileira revelam panoramas políticos de determinados períodos históricos. Destaca-se descentralizações e centralizações na gestão do sistema público de ensino, como conseqüência das tendências econômicas e sociais vigentes. No cenário das mudanças políticas, econômicas, educacionais e ambientais contemporâneas, o ensino de solos na Geografia exerce importante papel para a análise e compreensão das transformações da paisagem, que se manifesta no processo de produção do espaço, seja ele urbano ou rural, visto que o solo é o sustentáculo das relações humanas. Neste sentido, o objetivo geral desse trabalho é analisar a ocorrência, a relevância do tema, a coerência dos conceitos, as atividades propostas, dentre outros aspectos pertinentes à educação em solos na nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) de Geografia e em livros didáticos propostos para o Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, da 1ª a 3ª série. Para tanto, será utilizado um roteiro que norteará a avaliação do material. Será aplicado um questionário de amostragem em professores de Geografia de seis escolas da rede pública estadual do município de Ourinhos, com a finalidade de identificar ou não a relevância do tema solos e a problemática ambiental como um todo. Desta forma, após o levantamento histórico das políticas públicas de educação, o estudo das propostas curriculares contemporâneas e das alterações do currículo da Geografia escolar, em especial, quanto à importância da educação em solos, espera-se poder contribuir com a Geografia da Educação Básica brasileira.

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