Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de síntese, caracterização e aplicações farmacológicas de complexos de platina(II), ouro(I) e prata(I) com sulfadoxina

Processo: 11/02452-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Corbi
Beneficiário:Nina Torres Zanvettor
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/55367-2 - Complexos metálicos de platina (II), platina (IV), paládio (II), ouro (I) e ouro (III) com aminoácidos e derivados: síntese, caracterização e aplicações farmacológicas, AP.JP
Assunto(s):Química bioinorgânica   Sulfadoxina   Platina   Ouro   Prata

Resumo

Complexos de platina(II) têm sido utilizados há mais de três décadas no tratamento do câncer, com destaque para o uso da cisplatina. Da mesma forma, complexos de ouro(I) e complexos de prata(I) têm sido descritos na literatura como agentes antiinflamatórios e antibacterianos. Apesar de suas comprovadas atividades farmacológicas, alguns problemas podem surgir no decorrer do tratamento, como distúrbios renais, hematológicos e neurológicos, bem como a resistência das doenças aos medicamentos atualmente disponíveis, principalmente no caso dos antibióticos. Este projeto tem como finalidade a preparação, a caracterização e o estudo das propriedades antimicrobianas de novos complexos de Pt(II), Au(I) e Ag(I) com a sulfadoxina, uma sulfonamida de uso clínico como antibiótico de amplo espectro. Os compostos obtidos serão avaliados por uma série de análises químicas, espectroscópicas e biológicas, com ênfase à avaliação das suas atividades antimicrobianas através do método de difusão em disco (antibiograma). Os resultados obtidos experimentalmente serão comparados com os antibióticos comerciais gentamicina e ceftriaxona, bem como com outros complexos metálicos utilizados para este fim.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANVETTOR, NINA T.; ABBEHAUSEN, CAMILLA; LUSTRI, WILTON R.; CUIN, ALEXANDRE; MASCIOCCHI, NORBERTO; CORBI, PEDRO P. Silver sulfadoxinate: Synthesis, structural and spectroscopic characterizations, and preliminary antibacterial assays in vitro. Journal of Molecular Structure, v. 1082, p. 180-187, FEB 15 2015. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.