Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das condições físicas e psíquicas dos pacientes e familiares após a alta da UTI: análise das diferenças entre pacientes oncológicos e não oncológicos

Processo: 11/05672-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Pesquisador responsável:Renata Rego Lins Fumis
Beneficiário:Renata Rego Lins Fumis
Instituição-sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52115-8 - Avaliação das condições físicas e psíquicas dos pacientes e familiares após a alta da UTI: análise das diferenças entre pacientes oncológicos e não oncológicos, AP.JP
Assunto(s):Pacientes   Unidades de terapia intensiva   Transtornos de estresse pós-traumáticos   Ansiedade   Depressão

Resumo

Os pacientes internados em UTI passam por uma experiência de grande potencial traumático, podendo desenvolver quadros emocionais graves, incluindo o transtorno de estresse pós-traumático, cuja incidência chega a ser superior a 60% conforme dados da literatura. Estas experiências repercutem de forma prejudicial na reabilitação do paciente. Do mesmo modo, a literatura revela o sofrimento dos familiares que acompanham seus entes queridos na UTI. Somando a isto, o diagnóstico de câncer é um evento traumático com significativo impacto para os pacientes e familiares, podendo causar respostas como choque, incertezas, ansiedade e depressão, entre outros problemas. Observa-se que enquanto a literatura estrangeira ressalta a magnitude deste problema, há muito pouco conhecimento dentro da realidade brasileira. Embora fique claro a existência do estresse pós-traumático em pacientes e familiares que estiveram internados em UTI, não há trabalho referindo-se a diferenças entre pacientes oncológicos e não oncológicos após alta da UTI, salientando que a população de pacientes portadores de câncer vem aumentando nas UTIs em geral. Além disso, a capacidade funcional, a autonomia dos pacientes após alta da UTI, bem como as reinternações são aspectos relevantes. O objetivo deste estudo é avaliar a incidência do transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade e depressão em pacientes e familiares, ressaltando as diferenças entre pacientes oncológicos e não oncológicos e fatores associados; avaliar as reinternações durante três meses após alta da UTI. A população alvo deste projeto constitui de 500 pacientes e familiares consecutivos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês em São Paulo, com tempo de internação maior ou igual a 48 horas, maior de 18 anos, ambos os sexos. Os pacientes e seus respectivos familiares serão divididos em dois grupos: oncológicos e não oncológicos. Serão coletados os dados referentes aos aspectos clínicos e demográficos dos pacientes, mensurados critérios de gravidade através de questionários estabelecidos na literatura e dados de seu familiar. Os instrumentos escolhidos para avaliação são os seguintes: IES, para avaliar estresse pós-traumático; HADS, para avaliar ansiedade e depressão; AVD para avaliar a atividade de vida diária; SF-36 (parte) para avaliar a saúde do paciente; CCFNI para avaliar a satisfação dos familiares eFS34 para avaliar a satisfação com as tomadas de decisões na UTI. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Diante do silêncio sobre a morte 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LINS FUMIS, RENATA REGO; RANZANI, OTAVIO T.; MARTINS, PAULO SERGIO; SCHETTINO, GUILHERME. Emotional Disorders in Pairs of Patients and Their Family Members during and after ICU Stay. PLoS One, v. 10, n. 1, . (11/05672-1)
LINS FUMIS, RENATA REGO; RANZANI, OTAVIO T.; FARIA, PRISCILA PAGLIA; SCHETTINO, GUILHERME. Anxiety, depression, and satisfaction in close relatives of patients in an open visiting policy intensive care unit in Brazil. JOURNAL OF CRITICAL CARE, v. 30, n. 2, p. 440-U301, . (11/05672-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.