Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo proteomico de fluidos intra-tumorais na identificacao de novos biomarcadores para o diagnostico precoce do cancer de ovario.

Processo: 10/50883-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Francisco Jose Candido dos Reis
Beneficiário:Aline Poersch
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Biomarcadores   ELISA   Proteômica   Neoplasias ovarianas   Cromatografia líquida

Resumo

O câncer de ovário é a sexta neoplasia maligna mais freqüente entre as mulheres e o mais letal dos cânceres ginecológicos. Sua letalidade se deve, na maioria dos casos, à doença ser descoberta em estágio avançado, com 40% de sobrevida global em 5 anos. Uma vez que existe uma correlação estreita entre a fase de apresentação e de sobrevivência, a detecção do câncer de ovário assintomática em sua fase inicial é uma abordagem atraente para a redução da mortalidade por esta doença. Entre as estratégias de detecção, um ponto fundamental é o desenvolvimento de biomarcadores, que são mensuráveis antes que o câncer seja clinicamente detectável. O objetivo deste estudo é identificar proteínas diferencialmente expressas em fluidos intra-tumorais epiteliais malignos e benignos de ovário para uso potencial como biomarcador no diagnóstico precoce do câncer de ovário. Para isso serão utilizados fluidos intra-tumorais de 20 pacientes com tumores epiteliais malignos de ovário e de 20 pacientes com tumores epiteliais benignos de ovário, consideradas grupo controle, que será analisada em cromatografia líquida, eletroforese bidimensional e, posteriormente, em MALDI-TOF MS. Após a identificação das proteínas candidatas a biomarcador, será feita a análise do soro de 100 pacientes com tumores epiteliais malignos de ovário e de 100 pacientes saudáveis por ELISA para confirmar a presença destas proteínas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, VINICIUS PEREIRA; GRASSI, MARIANA LOPES; PALMA, CAMILA DE SOUZA; ANGOTTI CARRARA, HELIO HUMBERTO; FACA, VITOR MARCEL; CANDIDO DOS REIS, FRANCISCO JOSE; POERSCH, ALINE. The contribution and perspectives of proteomics to uncover ovarian cancer tumor markers. TRANSLATIONAL RESEARCH, v. 206, p. 71-90, APR 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.