Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil proteômico de fluido folicular, células da granulosa e meio de cultivo embrionário de pacientes submetidas a ciclos de fertilização in vitro: identificação de fatores envolvidos na qualidade oocitária.

Processo: 10/51877-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ismael Dale Cotrim Guerreiro da Silva
Beneficiário:Tatiana Carvalho de Souza Bonetti
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/23975-1 - Análise dos telômero em células da granulosa e perfil proteômico de fluido folicular de pacientes submetidas a fertilização in vitro, BE.EP.PD
Assunto(s):Medicina reprodutiva   Proteômica   Fertilização in vitro

Resumo

A composição do fluido folicular (FF) é produto do metabolismo das células foliculares e da transferência de fatores plasmáticos que atravessam a barreira folicular por um processo de transporte seletivo. O estudo da composição do FF e expressão das células foliculares (células da granulosa) podem não somente levar ao melhor entendimento da fisiologia ovariana, desenvolvimento folicular e oocitário, mas também oferece a possibilidade de encontrar marcadores que permitam melhor seleção de oócitos e embriões nos ciclos de fertilização in vitro (FIV), de forma não invasiva. A proteômica, o estudo de proteínas em larga escala, avalia a expressão de proteínas em um tecido, células ou fluidos biológicos, propiciando a caracterização da expressão protéica na amostra, avaliação da expressão diferencial e entendimento da função gênica na era pós-genômica. A tecnologia de espectrometria de massas tem sido aplicada com objetivo de encontrar novos bíomarcadores protéicos, e tem grande potencial para esclarecer perfis biológicos complexos e mecanismos patológicos. Este estudo tem como objetivo avaliar o perfil proteômico de amostras de FF, células da granulosa e meio de cultivo de embriões provenientes de mulheres inférteis por diferentes etiologias, que são submetidas à estimulação ovariana controlada para técnicas de FIV, utilizando tecnologia de espectrometria de massas. Serão avaliadas neste estudo amostras de células da granulosa, fluido folicular e meio de cultura embrionário de pacientes inférteis apresentando endometriose, síndrome dos ovários policísticos e falência ovariana precoce, submetidas a ciclos de fertilização in vitro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONETTI, TATIANA C. S.; HADDAD, DEBORA C. M.; DONNINGUES, THAIS S.; ALEGRETTI, JOSE ROBERTO; MOTTA, EDUARDO L. A.; SEELEY, KENT; SILVA, ISMAEL D. C. G. Expressed proteins and activated pathways in conditioned embryo culture media from IVF patients are diverse according to infertility factors. JORNAL BRASILEIRO DE REPRODUCAO ASSISTIDA, v. 23, n. 4, p. 352-360, OCT-DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.