Bolsa 10/51877-1 - Medicina reprodutiva, Fluido folicular - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil proteomico de fluido folicular, celulas da granulosa e meio de cultivo embrionario de pacientes submetidas a ciclos de fertilizacao in vitro: identificacao de fatores envolvidos na qualidade oocitaria..

Processo: 10/51877-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ismael Dale Cotrim Guerreiro da Silva
Beneficiário:Tatiana Carvalho de Souza Bonetti
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/23975-1 - Análise dos telômero em células da granulosa e perfil proteômico de fluido folicular de pacientes submetidas a fertilização in vitro, BE.EP.PD
Assunto(s):Medicina reprodutiva   Fluido folicular   Proteômica   Fertilização in vitro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fertilizacao In Vitro | Fluido Folicular | Medicina Reprodutiva | Proteomica

Resumo

A composição do fluido folicular (FF) é produto do metabolismo das células foliculares e da transferência de fatores plasmáticos que atravessam a barreira folicular por um processo de transporte seletivo. O estudo da composição do FF e expressão das células foliculares (células da granulosa) podem não somente levar ao melhor entendimento da fisiologia ovariana, desenvolvimento folicular e oocitário, mas também oferece a possibilidade de encontrar marcadores que permitam melhor seleção de oócitos e embriões nos ciclos de fertilização in vitro (FIV), de forma não invasiva. A proteômica, o estudo de proteínas em larga escala, avalia a expressão de proteínas em um tecido, células ou fluidos biológicos, propiciando a caracterização da expressão protéica na amostra, avaliação da expressão diferencial e entendimento da função gênica na era pós-genômica. A tecnologia de espectrometria de massas tem sido aplicada com objetivo de encontrar novos bíomarcadores protéicos, e tem grande potencial para esclarecer perfis biológicos complexos e mecanismos patológicos. Este estudo tem como objetivo avaliar o perfil proteômico de amostras de FF, células da granulosa e meio de cultivo de embriões provenientes de mulheres inférteis por diferentes etiologias, que são submetidas à estimulação ovariana controlada para técnicas de FIV, utilizando tecnologia de espectrometria de massas. Serão avaliadas neste estudo amostras de células da granulosa, fluido folicular e meio de cultura embrionário de pacientes inférteis apresentando endometriose, síndrome dos ovários policísticos e falência ovariana precoce, submetidas a ciclos de fertilização in vitro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONETTI, TATIANA C. S.; HADDAD, DEBORA C. M.; DONNINGUES, THAIS S.; ALEGRETTI, JOSE ROBERTO; MOTTA, EDUARDO L. A.; SEELEY, KENT; SILVA, ISMAEL D. C. G.. Expressed proteins and activated pathways in conditioned embryo culture media from IVF patients are diverse according to infertility factors. JORNAL BRASILEIRO DE REPRODUCAO ASSISTIDA, v. 23, n. 4, p. 352-360, . (10/51873-6, 10/51877-1)