Busca avançada
Ano de início
Entree

As implicações da formação continuada na prática pedagógica de professores escolares: análise da eficácia de um programa no âmbito da cultura corporal de movimento

Processo: 10/12135-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Beneficiário:Fernanda Rossi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Práticas pedagógicas

Resumo

A presente pesquisa propõe analisar as implicações de um Programa de formação continuada na prática pedagógica de um grupo de professoras-cursistas que atuam no ensino infantil e séries iniciais do ensino fundamental, objetivando constatar a sua eficácia no repensar e na transformação da maneira das professoras ensinarem os conteúdos da Cultura Corporal de Movimento. Para tanto serão identificados e analisados: os significados, os conhecimentos científicos e metodológicos, as experiências e as dificuldades das professoras-cursistas referentes ao ensino dos conteúdos da Cultura Corporal de Movimento, bem como, suas expectativas quanto ao Programa de formação; as possíveis transformações da prática pedagógica das professoras-cursistas com referência ao ensino dos conteúdos da Cultura Corporal de Movimento e os elementos que se constituem como entraves, impedindo ou dificultando a transformação da prática pedagógica. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, fundamentada no método de abordagem da história do tempo presente. Serão empregados os seguintes procedimentos de coleta de dados: pesquisa documental, questionário, entrevista semi-estruturada e observação não participante. A investigação contemplará duas etapas: primeiramente o acompanhamento e a análise dos documentos de um Programa de Formação Continuada desenvolvido no âmbito da Cultura Corporal de Movimento e as coletas das narrativas das professoras-cursistas pelas entrevistas e questionários e, posteriormente, a observação da prática pedagógica de uma amostragem de professoras-cursistas nas escolas em que lecionam. Os sujeitos da pesquisa serão as professoras-cursistas, pedagogas da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo, participantes do programa de formação objeto da pesquisa. A discussão dos resultados dar-se-á à luz da literatura contemplando a análise de conteúdo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSI, Fernanda. Implicações da formação continuada na prática pedagógica do (a) professor (a) no âmbito da cultura corporal do movimento. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.