Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da desnutrição protéica precoce por diferentes períodos no comportamento, aprendizagem e memória de ratos (Rattus norvegicus)

Processo: 10/11070-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sebastião de Sousa Almeida
Beneficiário:Natália Nassiff Braga
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem animal   Comportamento animal   Memória animal   Desnutrição proteica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos da desnutrição proteica precoce inserida por diferentes durações no comportamento, memória e aprendizagem de ratos adultos testados aos 70 e aos 180 dias. Serão utilizados 144 ratos albinos machos da linhagem Wistar que serão submetidos a dietas isocalóricas com 6% de proteína (Grupo Desnutrido) ou 16% de proteína (Grupo Controle) durante os primeiros 21, 35 ou 49 dias de vida. Após os períodos em que consumirão as dietas experimentais, os animais passarão por período de recuperação nutricional, no qual consumirão dieta comercial para roedores. Os animais serão testados aos 70 dias (período curto de recuperação nutricional) ou aos 180 dias (período longo de recuperação nutricional). Serão realizados testes comportamentais que consistem no Labirinto Aquático de Morris (LAM), versão pista distal durante dois dias consecutivos e novamente após 28 dias (re-teste); Labirinto em Cruz Elevado (LCE), por cinco minutos, além dos testes de memória de reconhecimento para objetos em contextos e localizações específicas e reconhecimento de imagens. Nos testes de memória de reconhecimento, será calculado o Índice de Reconhecimento expresso através da fórmula: IR = tempo do objeto novo/ (tempo do objeto já explorado + tempo do objeto novo) X 100. Serão analisados comportamento exploratório, comportamentos relacionados à resposta de ansiedade, memória e aprendizagem. Os dados referentes ao LCE e IR serão analisados pelo Teste t para amostras independentes (p<0,05). Os dados referentes ao LAM serão submetidos à ANOVA de dois fatores (ninhada - tentativa) com medida repetida no fator tentativa (p<0,05). Quando apropriado será utilizado o teste post-hoc de Newman-Keuls (p<0,05). (AU)