Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de análise térmica e forno tubular de queda livre (DTF) para estudar a eficiência térmica de carvões minerais, bagaço de cana-de-açúcar e suas misturas

Processo: 11/00183-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Paula Cristina Garcia Manoel Crnkovic
Beneficiário:Daniela Andresa Mortari
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Combustão   Análise térmica   Carvão mineral   Cinética química   Bagaço de cana-de-açúcar

Resumo

A oxi-combustão é uma tecnologia promissora para reduzir as emissões de gás carbônico (CO2) em processos de geração de energia. Neste processo, o combustível é queimado em uma atmosfera rica em oxigênio e a recirculação dos gases efluentes permite que se obtenha uma alta concentração de CO2 pronto para ser seqüestrado. A aplicação desta técnica em co-processamento entre carvão mineral e biomassa para a produção de energia é um processo atraente sob o ponto de vista ambiental, ainda é uma área relativamente nova e muitos aspectos técnicos precisam ainda ser esclarecidos. Conhecimentos fundamentais, tais como comportamento térmico e cinética da combustão da biomassa e suas misturas com outros combustíveis, são inerentes ao desenvolvimento de processos tecnológicos eficientes. Este projeto de doutoramento visa estudar a estrutura porosa empregando porosimetria de nitrogênio e mercúrio de 02 carvões minerais e bagaço de cana, além de realizar estudos empíricos de combustão destes materiais e suas misturas em atmosferas típicas do processo da oxi-combustão (CO2 + O2) e atmosfera convencional de combustão (N2+O2). Os experimentos serão feitos em forno tubular para se avaliarem as emissões de CO, CO2. NOx, SO2 e THC. Será utilizada também a termogravimetria e o modelo "Model Free Kinetics" para se determinarem parâmetros cinéticos da combustão nas diferentes condições atmosféricas. Ao final do trabalho as características físico-químicas destes materiais serão correlacionadas com as emissões e parâmetros cinéticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORTARI, DANIELA A.; TORQUATO, LILIAN D. M.; CRESPI, MARISA S.; CRNKOVIC, PAULA M. Co-firing of blends of sugarcane bagasse and coal. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY, v. 132, n. 2, p. 1333-1345, MAY 2018. Citações Web of Science: 2.
CRNKOVIC, PAULA MANOEL; KOCH, CHRISTOPH; AVILA, IVONETE; MORTARI, DANIELA ANDRESA; CORDOBA, AYMER MATURANA; DOS SANTOS, ANTONIO MOREIRA. Determination of the activation energies of beef tallow and crude glycerin combustion using thermogravimetry. BIOMASS & BIOENERGY, v. 44, p. 8-16, 2012. Citações Web of Science: 27.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORTARI, Daniela Andresa. Emprego de análise térmica e forno tubular de queda livre (DTF) para estudar a eficiência térmica de carvões minerais, bagaço de cana-de-açúcar e suas misturas. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.