Busca avançada
Ano de início
Entree

O problema integrado de dimensionamento e sequenciamento de lotes na indústria de papel e celulose

Processo: 11/00274-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Reinaldo Morabito Neto
Beneficiário:Marcos Mansano Furlan
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/10133-0 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes e programação da produção, e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Indústria de celulose e papel   Dimensionamento de lotes

Resumo

A indústria de papel e celulose tem desempenhado papel relevante na economia global e seus produtos têm grande gama de aplicações industriais, comerciais e outras. Na literatura, poucos trabalhos consideram o planejamento e controle da produção (PCP), neste setor, de forma integrada. Em uma indústria de papel e celulose, o PCP tem como objetivo, determinar planos de produção que atendam a demanda dos clientes, minimizando os custos produtivos que podem englobar custos de preparações, de estoques, de produção de pasta, entre outros, atendendo as restrições de demandas e capacidades do sistema. Consideram-se recursos limitados: o digestor que produz pasta, os tanques de armazenamento, a máquina de papel e a bobinadora. O digestor também produz licor negro, que pode ser reutilizado na recuperação de produtos químicos do processo de cozimento e na queima para produção de vapor e eletricidade. O dimensionamento e sequenciamento de lotes de produção na máquina de papel deve ser resolvido simultaneamente, para que os recursos sejam utilizados de forma eficiente, dada a dependência da sequência na preparação deste recurso. Em um estudo anterior recente (SANTOS; ALMADA-LOBO, 2010), considerou-se uma empresa portuguesa que produz papel para embalagens e utiliza resíduos da produção para gerar eletricidade. Foi proposto um modelo de dimensionamento de lotes e sequenciamento da produção que será o ponto de partida do presente projeto de doutorado. Pretende-se: estudar o problema de empresas brasileiras de papel e celulose, propor modelos matemáticos para estas empresas, desenvolver métodos de solução para os problemas abordados e realizar um estudo de caso em uma empresa brasileira do setor. Todos estes objetivos estão relacionados a atividades previstas no Projeto Temático da Fapesp aprovado recentemente ao qual este projeto de doutorado está vinculado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FURLAN, MARCOS; ALMADA-LOBO, BERNARDO; SANTOS, MARISTELA; MORABITO, REINALDO. Unequal individual genetic algorithm with intelligent diversification for the lot-scheduling problem in integrated mills using multiple-paper machines. Computers & Operations Research, v. 59, p. 33-50, JUL 2015. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FURLAN, Marcos Mansano. Abordagens para o problema de dimensionamento e sequenciamento da produção em indústrias integradas de papel e celulose. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.