Busca avançada
Ano de início
Entree

Organocatálise: uma excelente ferramenta para síntese de moléculas bioativas

Processo: 11/01055-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Márcio Weber Paixão
Beneficiário:Senthil Narayanaperumal
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/07281-0 - Organocatálise assimétrica: preparação de novos organocatalisadores e desenvolvimento de novas metodologias, AP.JP
Assunto(s):Organocatálise   Síntese de fármacos   Síntese orgânica   Química verde   Substâncias bioativas

Resumo

O domínio da síntese orgânica é uma condição necessária para o desenvolvimento de processos de obtenção de uma grande variedade de substâncias com alto valor agregado, destinadas a várias aplicações. Pode-se obter, por exemplo, substâncias novas para uso em testes farmacológicos e contra algumas patologias que ainda não existe um tratamento eficaz, fragrâncias, resinas, plásticos, agroquímicos, entre outras. O Brasil possui uma indústria química de base situada entre as maiores do mundo, e está optando por desenvolver agora a sua Indústria em Química Fina. A criação de uma base sólida para Química Fina exigirá uma mudança de comportamento, porque este setor é extremamente competitivo. O mercado farmacêutico mundial encontra-se em constante crescimento em números de vendas anuais, alcançando valores extremamente altos. Entretanto, é desafiador o lançamento de novos fármacos para este gigantesco mercado. Ainda, o desenvolvimento de novas metodologias para síntese de ingredientes farmacêuticos ativos, os quais, já são comercializados também é uma área de grande interesse para os químicos orgânicos sintéticos e medicinais. Para este fim, o cenário mundial busca o desenvolvimento de novas rotas sintéticas empregando estratégias mais econômicas, através do desenvolvimento de rotas sintéticas mais curtas, tentando evitar o uso de solventes anidros, sistemas inertes e compostos de difícil manuseio. As metodologias que envolvem reações em cascata, dominó e sequenciais apresentam-se como uma ferramenta bastante eficaz. Uma das vantagens dessas reações é a realização de duas ou mais transformações em uma única etapa sintética sem a necessidade de empregar grupos de proteção.Esses objetivos podem ser facilmente ALCANÇADOS através do emprego da ORGANOCATÁLISE ASSIMÉTRICA. Esta metodologia, que utiliza pequenas moléculas orgânicas para introduzir estereosseletividade, vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. O emprego da organocatálise é extremamente útil quando se planeja construir moléculas com centros assimétricos. Vale ainda ressaltar, que as condições de reação seguem os princípios da Química Verde (economia atômica, ausência de metais, reações sequenciais e a não necessidade de empregar condições anidras). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NARAYANAPERUMAL, SENTHIL; RIVERA, DANIEL G.; SILVA, RODRIGO C.; PAIXAO, MARCIO W. Terpene-Derived Bifunctional Thioureas in Asymmetric Organocatalysis. CHEMCATCHEM, v. 5, n. 10, p. 2756-2773, OCT 2013. Citações Web of Science: 56.
NARAYANAPERUMAL, SENTHIL; DA SILVA, RODRIGO CESAR; FEU, KARLA SANTOS; DE LA TORRE, ALEXANDER FERNANDEZ; CORREA, ARLENE G.; PAIXAO, MARCIO WEBER. Basic-functionalized recyclable ionic liquid catalyst: A solvent-free approach for Michael addition of 1,3-dicarbonyl compounds to nitroalkenes under ultrasound irradiation. ULTRASONICS SONOCHEMISTRY, v. 20, n. 3, p. 793-798, MAY 2013. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.