Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de reações enzimáticas envolvendo compostos orgânicos de silício e estanho

Processo: 11/01376-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Leandro Helgueira de Andrade
Beneficiário:Dayvson José Palmeira de Souza
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tripsina   Lipase   Biocatálise

Resumo

Os compostos orgânicos de silício e estanho possuem ampla aplicação em síntese orgânica, em reações de proteção, formação de duplas ligações e acoplamentos cruzados, apenas para citar alguns exemplos. Embora os organo-silanos e organo-estananas tenham seu papel bem estabelecido na química orgânica sintética, o número de trabalhos envolvendo reações enantiosseletivas biocatalisadas ainda é pequeno. É descrito que organo-silanos e organo-estananas quirais centrados em carbono, podem sofrer clivagem oxidativa da ligação Si-C ou C-Sn por meio de peróxidos ou perácidos, e que os mecanismos dessas reações são análogos ao da reação de Baeyer-Villiger. Em contrapartida, mono-oxigenases atuam em reações de oxidação também por meio de reações do tipo Baeyer-Villiger. Além disso, sabe-se que alcoxi-silanos sofrem hidrólise por meio de serina proteases e lipases, e que a hidrólise enantiosseletiva destes tipos de compostos ainda não foi estudada. Estas constatações são suficientes para se propor reações envolvendo organo-silanos e organo-estananas, catalisadas por mono-oxigenases, serina proteases e lipases, uma vez que nenhum trabalho neste sentido foi publicado até o momento. Ao mesmo tempo, tendo em vista o interesse sintético de silanos e estananas arílicos, propõe-se o estudo de reações de resolução cinética dinâmica quimioenzimática de estananas ou silanos aril-substituídos, derivados do fenil-etanol.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALMEIRA, DAYVSON J.; ARAUJO, LIDIANE S.; ABREU, JULIANA C.; ANDRADE, LEANDRO H. Application of a promiscuous Arthrobacter sp from Antarctic in aerobic (R)-selective deracemization and anaerobic (S)-selective reduction. JOURNAL OF MOLECULAR CATALYSIS B-ENZYMATIC, v. 110, p. 117-125, DEC 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.