Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimento pedagógico de conteúdo de uma professora experiente em aulas de química geral em nível superior

Processo: 11/01604-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   Formação de professores

Resumo

A formação de um professor de Química exige, além do indispensável domínio dos conceitos químicos, um conhecimento pedagógico geral e o denominado conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK, da sigla em inglês "Pedagogical Content Knowledge"). O PCK é um conceito que representa o conhecimento que os professores usam no processo de ensino. Sendo assim, se for possível indentificá-lo, a nossa compreensão do que seja um "bom professor de Química" e como desenvolvê-lo de forma mais consistente pode ser ampliada. Dentro desse contexto, este projeto tem por foco investigar o PCK de uma professora de Química experiente e que apresenta um histórico de bom desempenho. Nossos dados estarão baseados em entrevistas, planejamentos, planos de aulas, transcrição de aulas, CoRe e reflexões estimuladas. Os dados serão todos transcritos e categorizados a partir dos componentes do conhecimento pedagógico de conteúdo para o ensino de ciências. As transcrições dos vídeos das aulas serão analisadas através do instrumento de interações discursivas com intuito de fornecer mais elementos para avaliação do PCK. Pretende-se assim, documentar o PCK de uma professora experiente de Química e contribuir com a pesquisa sobre os conhecimentos necessários a um bom professor de química. Pretende-se ainda fornecer subsídios para os modelos de desenvolvimento de PCK, contribuindo com a formação de futuros professores de química.