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Corpo, Alma e Espírito nos Sermões de Antônio Vieira: uma psicologia e uma antropologia filosófica

Processo: 11/01338-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 11 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Marina Massimi
Beneficiário:Sandro Rodrigues Gontijo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/19967-9 - Convergência e divergências entre a psicologia filosófica conimbricense e 'Os Sermões' do jesuíta Antonio Vieira: uma análise de saberes psicológicos, BE.EP.DR
Assunto(s):Persuasão   História da psicologia   Retórica

Resumo

De modo geral, a cultura ocidental concebeu a interioridade do ser humano de vários modos segundo o clima cultural e o período histórico. No período colonial, a oratória religiosa oferece uma rica matriz para o estudo de saberes psicológicos veiculados na época. A cultura do século XVII, rotulada como barroco é uma cultura de persuasão, sendo a pregação religiosa o meio de comunicação de massa privilegiado. O objetivo geral desta pesquisa é realizar uma reconstrução histórica dos saberes psicológicos contidos nos sermões do jesuíta Antônio Vieira (1608-1697), bem como apresentar a antropologia filosófica que os constitui. Pretende-se descrever e analisar os conceitos e relações entre corporeidade, psique e espírito (intelecto e vontade). Utilizaremos como fonte primária a obra de sermões publicada pelo jesuíta, tomando como referência uma edição moderna. A partir de elementos teóricos retirados sejam da Historiografia, da História Cultura, seja da História da psicologia, buscar-se-á identificar o contexto de produção e as apropriações feitas pelos sujeitos das idéias evidenciadas. A leitura dos sermões se dará a partir da hipótese da unidade teológico-retórico-política de sua "matriz sacramental" proposta por Alcir Pécora. Serão tomadas, como fontes secundárias, obras consideradas significativas da visão de mundo do período e da tradição na qual se fundamenta, tais como tratados de retórica e oratória sagrada, clássicos gregos e latinos e obras clássicas de cunho filosófico-teológico, assim como literatura crítica a respeito.

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