Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo paramétrico do comportamento de ligação mista viga-pilar por meio de simulação numérica

Processo: 11/01408-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Ana Lucia Homce de Cresce El Debs
Beneficiário:Marcela Novischi Kataoka
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estruturas mistas   Análise numérica

Resumo

O projeto de pesquisa proposto tem caráter teórico, englobando a realização de modelagens computacionais de ligações mistas viga-pilar, submetidas a carregamentos cíclicos e monotônicos, já analisadas experimentalmente. Serão utilizadas modelagens tridimensionais de ligações mistas parafusadas envolvendo pilar misto composto de secção tubular metálica preenchida por concreto, viga metálica com chapa de topo e laje maciça de concreto armado. Pretende-se variar parâmetros dessa ligação, tais como altura da laje, diâmetro dos parafusos, resistência do concreto, taxa de armadura da laje e número de conectores de cisalhamento, com o intuito de estudar em detalhes sua influência no comportamento estrutural das ligações, tornando possível a elaboração de recomendações de projeto. O programa escolhido para a realização da modelagem será o TNO DIANA, que utiliza o método dos elementos finitos (MEF). Será considerado o comportamento não-linear da ligação, e o sistema de equações não-lineares resultantes deverá ser resolvido pelo método de Newton Raphson.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KATAOKA, MARCELA N.; EL DEBS, ANA LUCIA H. C. Parametric study of composite beam-column connections using 3D finite element modelling. JOURNAL OF CONSTRUCTIONAL STEEL RESEARCH, v. 102, p. 136-149, NOV 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.