Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrão respiratório e o efeito da sazonalidade nas respostas ventilatórias frente à hipóxia e hipercarbia em Tropidurus torquatus

Processo: 11/02008-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Luciane Helena Gargaglioni Batalhão
Beneficiário:Lays de Souza Porto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Respiração animal   Hipercapnia   Lagartos   Tropidurus torquatus

Resumo

Vários trabalhos publicados constatam que CO2 e o O2 são gases que influenciam muito no padrão respiratório dos répteis, principalmente quando o CO2 está em excesso e o O2 em baixas concentrações (NIELSEN, 1960). Contudo, os efeitos desses gases sobre a respiração podem variar muito de acordo com a espécie, ou seja, não há um único padrão estipulado para todas as espécies. A espécie Tropidurus torquatus representa a maior distribuição do gênero Tropidurus. Por ser uma espécie de ampla ocorrência torna-se um modelo muito interessante para o entendimento de padrões fisiológicos e de relações ambientais. T. torquatus pode preencher diversos níveis na cadeia alimentar, podendo ser predador ou presa, ocupando assim um papel indispensável para a manutenção do equilíbrio ecológico. Apesar de muito estudada nos aspectos ecológicos, não há trabalhos envolvendo a resposta ventilatória desses animais às mudanças sazonais e como esta espécie responde a estímulos hipóxicos e hipercárbicos. Em vista disso, o objetivo deste trabalho será determinar o padrão respiratório e as respostas ventilatórias da espécie Tropidurus torquatus, frente às situações de hipóxia e hipercarbia em todas as estações do ano (verão, outono, inverno e primavera). Para tal, a ventilação será medida por pneumotacografia em condições de normóxia normocapnica, para se determinar o padrão respiratório, hipercapnia (5% CO2) e hipóxia (5% O2), verificando se a sazonalidade provoca algum efeito sobre a ventilação da espécie em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGHINI, LEONARDO S.; PORTO, LAYS S.; ROCHA, ALINE C. G.; BICEGO, KENIA C.; KLEIN, WILFRIED; GARGAGLIONI, LUCIANE H.. Seasonal variation of hypoxic and hypercarbic ventilatory responses in the lizard Tropidurus torquatus. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 237, . (11/02008-3, 18/01899-0, 16/24577-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.