Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de diferentes condicionadores de superfície na matriz polimérica de retentores intra-radiculares reforçados por fibra: Influência na resistência de união ao compósito, caracterização da superfície e da interface adesiva.

Processo: 11/02357-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Lourenço Correr Sobrinho
Beneficiário:Lucas Zago Naves
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência de união (odontologia)

Resumo

O objetivo neste estudo será avaliar influência de diferentes tratamentos de superfície alternativos na matriz polimérica de retentores/pinos intra-radiculares reforçados por fibra (PRF). Duzentos e cinquenta e nove discos de resina epóxi (12 de diâmetro X 2 mm de espessura) serão confeccionados a partir de polímero epóxi utilizado na confecção dos PRFs cedido pelo fabricante (Angelus, Londrina, Paraná, Brasil). Diferentes condicionadores químicos para resinas epóxi utilizados em processos industriais e técnicas laboratoriais serão testadas somente na matriz polimérica, dentre eles: permanganato de potássio, peróxido de hidrogênio (10%, 24%, 35% e 50% vol.),etóxido de sódio e tampão citrato. Microscopia de Luz Polarizada, caracterização de superfície em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) serão realizadas para avaliar a superfície da matriz epóxica antes e após os diferentes condicionamentos químicos.Valores de Dureza Knoop, composição química iniciais e pós-condicionamento dasuperfície (Espectroscopia Raman Transformada de Fourier) também serão avaliadas.Na avaliação da especificidade dos tratamentos químicos na matriz orgânica e noestabelecimento da relação destes com a resistência de união a materiais restauradoresespera-se, com base nos resultados encontrados, propor um protocolo de tratamento desuperfície baseado em evidências científicas comprovadas, seja para a o profissionalclínico ou para a indústria de materiais odontológicos.