Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular e funcional de receptores relacionados a receptor de estrogênio (ERR)± em neoplasias mamárias espontâneas de cães

Processo: 11/02400-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Luciana Boffoni Gentile
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Estrógenos   Cães

Resumo

O desenvolvimento da Medicina Veterinária nos últimos 20-25 anos tem permitido uma melhora significativa no padrão de vida dos animais de estimação. Paralelamente ao aumento do período de vida dos pequenos animais, vem sendo observado um aumento da prevalência de neoplasias em cães e gatos. Diante disso, os clínicos veterinários são cada vez mais requisitados a diagnosticar, tratar e prevenir o câncer nos pequenos animais. Muitas das neoplasias desenvolvidas em animais, particularmente cães e gatos, como as neoplasias mamárias, linfomas, osteossarcomas, neoplasias cutâneas e do sistema nervoso central assemelham-se às neoplasias desenvolvidas em seres humanos, e por isso, recentes publicações valorizam o estudo de neoplasias em animais como modelo para melhor compreender o câncer em humanos. A família de Receptores relacionados ao Receptor de Estrogênio (ERRs) é composta por três membros, ERR± (ou NR3B1), ERR² (ou NR3B2) e ERR³ (ou NR3B3). Recentes estudos têm apontado ERR± como um possível marcador progonóstico no câncer humano de mama. A finalidade do presente projeto é estudar, em neoplasias mamárias de cadelas e gatas, a expressão gênica dos três membros da família ERR (ERR±, ERR², ERR³). Neste projeto também serão realizados estudos in vitro com células derivadas do tecido epitelial mamário e dos diferentes tipos de tumores com o objetivo de elucidar a correlação entre o padrão de expressão de ERR e progressão tumoral. Finalmente, a padronização de tais ferramentas metodológicas no modelo canino de estudo do câncer permitirá o estudo mais detalhado da ação de novos agentes antineoplásicos ou quimiopreventivos do câncer, os quais poderão ser posteriormente aplicados aos animais e ao homem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GENTILE, LUCIANA B.; NAGAMINE, MARCIA K.; BIONDI, LUIZ R.; SANCHES, DANIEL S.; TOYOTA, FABIO; GIOVANI, TATIANE M.; DE JESUS, ISIS P.; DA FONSECA, IVONE I. M.; QUEIROZ-HAZARBASSANOV, NICOLLE; DIAZ, BRUNO L.; MASSOCO SALLES GOMES, CRISTINA DE O.; DAGLIL, MARIA LUCIA Z. Establishment of primary mixed cell cultures from spontaneous canine mammary tumors: Characterization of classic and new cancer-associated molecules. PLoS One, v. 12, n. 9 SEP 25 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.