Bolsa 11/02400-0 - Neoplasias mamárias, Estrógenos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular e funcional de receptores relacionados a receptor de estrogênio (ERR)± em neoplasias mamárias espontâneas de cães

Processo: 11/02400-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Luciana Boffoni Gentile
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Estrógenos   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cães | estrógeno | Neoplasia mamária | Receptores | Oncologia Veterinaria

Resumo

O desenvolvimento da Medicina Veterinária nos últimos 20-25 anos tem permitido uma melhora significativa no padrão de vida dos animais de estimação. Paralelamente ao aumento do período de vida dos pequenos animais, vem sendo observado um aumento da prevalência de neoplasias em cães e gatos. Diante disso, os clínicos veterinários são cada vez mais requisitados a diagnosticar, tratar e prevenir o câncer nos pequenos animais. Muitas das neoplasias desenvolvidas em animais, particularmente cães e gatos, como as neoplasias mamárias, linfomas, osteossarcomas, neoplasias cutâneas e do sistema nervoso central assemelham-se às neoplasias desenvolvidas em seres humanos, e por isso, recentes publicações valorizam o estudo de neoplasias em animais como modelo para melhor compreender o câncer em humanos. A família de Receptores relacionados ao Receptor de Estrogênio (ERRs) é composta por três membros, ERR± (ou NR3B1), ERR² (ou NR3B2) e ERR³ (ou NR3B3). Recentes estudos têm apontado ERR± como um possível marcador progonóstico no câncer humano de mama. A finalidade do presente projeto é estudar, em neoplasias mamárias de cadelas e gatas, a expressão gênica dos três membros da família ERR (ERR±, ERR², ERR³). Neste projeto também serão realizados estudos in vitro com células derivadas do tecido epitelial mamário e dos diferentes tipos de tumores com o objetivo de elucidar a correlação entre o padrão de expressão de ERR e progressão tumoral. Finalmente, a padronização de tais ferramentas metodológicas no modelo canino de estudo do câncer permitirá o estudo mais detalhado da ação de novos agentes antineoplásicos ou quimiopreventivos do câncer, os quais poderão ser posteriormente aplicados aos animais e ao homem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GENTILE, LUCIANA B.; NAGAMINE, MARCIA K.; BIONDI, LUIZ R.; SANCHES, DANIEL S.; TOYOTA, FABIO; GIOVANI, TATIANE M.; DE JESUS, ISIS P.; DA FONSECA, IVONE I. M.; QUEIROZ-HAZARBASSANOV, NICOLLE; DIAZ, BRUNO L.; et al. Establishment of primary mixed cell cultures from spontaneous canine mammary tumors: Characterization of classic and new cancer-associated molecules. PLoS One, v. 12, n. 9, . (11/02400-0)
BIONDI, LUIZ ROBERTO; TEDARDI, MARCELLO VANNUCCI; GENTILE, LUCIANA BOFFONI; COSTA CHAMAS, PATRICIA PEREIRA; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA. Quantification of Global DNA Methylation in Canine Mammary Gland Tumors via Immunostaining of 5-Methylcytosine: Histopathological and Clinical Correlations. FRONTIERS IN VETERINARY SCIENCE, v. 8, . (11/02400-0, 11/14177-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.