Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de biodiversidade de bactérias associadas à erliquiose canina na região de Ribeirão Preto

Processo: 05/03953-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Mozart de Azevedo Marins
Beneficiário:Flávia dos Santos
Empresa:Heranza Biotecnologia Ltda. - ME
Vinculado ao auxílio:04/14196-5 - Análise da biodiversidade de bactérias associadas à erliquiose canina na região de Ribeirão Preto, AP.PIPE
Assunto(s):Anaplasma   Anaplasmose   Ehrlichia   Erliquiose canina   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

A erliquiose é uma zoonose transmitida pela picada de carrapatos e cujo agente etiológico são as bactérias Gram-negativas Anaplasma sp. e Ehrlichia sp. Os quadros clínicos variam de casos leves até os fatais se não for diagnosticada corretamente e o tratamento iniciado rapidamente. O diagnóstico de infecção é freqüentemente feito pela técnica de esfregaço de sangue para se identificar as mórulas intracelulares formadas pelas bactérias. Entretanto, a sua precisão é baixa pois a incidência de células apresentando estes corpos de inclusão é reduzida e outros corpos de inclusão podem ser confundidos com as mórulas de Ehrlichia sp. Exames sorológicos são também bastante utilizados mas existem problemas no nível de detecção e de reação cruzada entre anticorpos de espécies relacionadas. Desta forma, estes exames não são aceitos atualmente como suficientes para se estabelecer um diagnóstico final da presença de E. canis em animais suspeitos de erliquiose. O diagnóstico pode ser aprimorado se for também baseado em exames empregando a técnica de PCR. Neste sentido, o objetivo deste projeto é analisar a biodiversidade de espécies de Ehrlichia sp. na região de Ribeirão Preto, onde a bactéria é considerada endêmica e desta forma avaliar o avanço da erliquiose e determinar estratégias para o seu controle. Através deste estudo, a Heranza - Biotecnologia irá também se capacitar para oferecer exames, baseados na técnica de PCR, para doenças infecto-contagiosas e genéticas, além de outros exames de interesse veterinário. ATIVIDADES DO CANDIDATO À BOLSA. Preparo de soluções gerais para o laboratório. Extração, purificação e análise de DNA genômico das amostras de sangue coletada dos animais. Execução e análise em gel de agarose das reações de PCR para detecção das diferentes espécies de Ehrlichia sp. Clonagem e sequenciamento de produtos de PCR. Organização geral de todos os procedimentos p/ recepção, indexação e estocagem de amostras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, FLAVIA; COPPEDE, JULIANA S.; PEREIRA, ANDRE L. A.; OLIVEIRA, LETICIA P.; ROBERTO, PATRICIA G.; BENEDETTI, ROBERTA B. R.; ZUCOLOTO, LENISE B.; LUCAS, FLAVIA; SOBREIRA, LUCIA; MARINS, MOZART. Molecular evaluation of the incidence of Ehrlichia canis, Anaplasma platys and Babesia spp. in dogs from Ribeirao Preto, Brazil. VETERINARY JOURNAL, v. 179, n. 1, p. 145-148, JAN 2009. Citações Web of Science: 48.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.