Busca avançada
Ano de início
Entree

Anticorpos conformacao especifica: novo ensaio para agonistas e antagonistas de receptores acoplados a proteinas g (gpcrs).

Processo: 06/01584-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Andrea Sterman Heimann
Beneficiário:Laura Letícia de Freitas Chama
Empresa:Proteimax Consultoria S/S Ltda
Vinculado ao auxílio:04/14258-0 - Anticorpos conformação específicos: proposta para geração de anticorpos dirigidos a receptores acoplados à proteina G (GPCRs) ativados, AP.PIPE
Assunto(s):Anticorpos

Resumo

O candidato irá desempenhar as seguintes atividades:1)Análise computacional dos bancos de dados de receptores acoplados à proteína G para identificação de epitopos para o desenvolvimento de anticorpos conformação específica:a)análises computacionais (bioinformática) comparativa de seqüências de aminoácidos que compões os GPCRs para identificação de regiões conservadas entre espécies;b)análises computacionais (bioinformática) comparativas de estruturas cristalográficas de GPCRs, na presença e na ausência dos respectivos agonistas, para identificação de regiões estruturalmente conservadas, com o objetivo de aperfeiçoas a identificação de epitopos para o desenvolvimento de anticorpos conformação específica;c)as análises das seqüências de aminoácidos dos GPCRs serão realizadas com base nos bancos de dados disponível em http://www.gpcr.org/, http://www.ncbi.nlm.nih.gov/, http://www.expasy.org/prosite/ entre outros, bem como, empregando os softwares Blast2, CLUSTALW e 7TM Interface, entre outros. Para a integração dos bancos de dados e dos resultados serão utilizados programas em Perl, alguns já desenvolvidos na Proteimax com o auxílio do Dr. Robson Francisco de Souza.2)Auxílio nas análises de dados, bem como nos experimentos de caracterização dos anticorpos desenvolvidos com base nos epitopos escolhidos e utilização destes resultados para aperfeiçoamento do modelo de escolha de epitopo para a produção de anticorpos conformação específica.3)Implantação da síntese automática de peptídeos baseada na técnica de microondas utilizada pelo Prof. Dr. Eduardo Brandt de Oliveira da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, que já esta está colaborando com a Proteimax (ver e-mail em anexo) no sentido de treinar a Dra. Laura Letícia de Souza (sua ex-orientanda de doutorado) na síntese de peptídeos.