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Efetividade do Sistema FM em crianças deficientes auditivas

Processo: 08/05052-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Regina Tangerino de Souza Jacob
Beneficiário:Raquel Beltrão Amorim
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/07599-4 - Efetividade do sistema FM em crianças deficientes auditivas, AP.R
Assunto(s):Crianças   Deficiência auditiva   Audiologia

Resumo

O Departamento e a Clínica de Fonoaudiologia do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo estão inseridos no campus da Universidade de São Paulo/ Bauru, o qual agrega serviços de referência em Audiologia em nível nacional e internacional.Neste contexto, destaca-se o Centro de Pesquisas Audiológias (CPA) que é um grupo de pesquisa consolidado no CNPq desde1997, o qual vem desenvolvendo pesquisas relevantes na área de prevenção, identificação, diagnóstico e tratamento da deficiência auditiva (DA).Soma-se a isto o fato de que Clínica de Fonoaudiologia do Curso de Fonoaudiologia da USP/ Campus Bauru está credenciada à Portaria GM/MS nº 2073 de setembro de 2004, que institui a política nacional de atenção à saúde auditiva a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão.Dessa forma, o Programa de Audiologia Educacional e (Re)habilitação Auditiva propõe o atendimento a crianças deficientes auditivas para a utilização funcional do resíduo auditivo, possibilitando a construção e o uso da linguagem oral, permitindo sua interação com o meio social.Este cenário é propício para a realização de investigação cientifica que permite o desenvolvimento de diretrizes e recomendações para o atendimento do deficiente auditivo, principalmente no Sistema Único de Saúde. Nos últimos anos, o advento da tecnologia digital e dos implantes cocleares multicanais têm favorecido o processo de (re)habilitação do deficiente auditivo, porém, ainda assim, o ambiente ruidoso aparece como queixa constante para o entendimento da fala. De acordo com estudos internacionais, o sistema FM tem sido apresentado como a melhor estratégia para diminuir os efeitos deletérios da distância, ruído e reverberação no reconhecimento da fala. Considerando que:- um dos princípios da abordagem aurioral é inserir a criança deficiente auditiva no ensino regular para que tenha maiores experiências auditivas proporcionada pelo convívio com crianças ouvintes;- O processo de construção, aquisição e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita deve ser facilitado e favorecido, levando as crianças deficientes auditivas a assumirem uma posição mais positiva diante da língua portuguesa nesta modalidade de expressão;- Os valores de ruído na escola encontrados no Brasil estão muito acima das condições previstas para um ambiente ideal de aprendizagem; - os indivíduos com deficiência auditiva, mesmo adaptados com AASI e utilizando IC, queixam-se de dificuldade de entendimento da fala em ambientes ruidosos, sendo esse um dos maiores motivos de rejeição da amplificação e insatisfação; - os estudos para avaliar o desempenho do sistema FM em adultos não podem ser generalizados para a população pediátrica, e,- que no Brasil não foi encontrada na literatura pesquisada estudos nacionais com forte nível de evidência sobre a importância do uso do FM; O objetivo desta pesquisa é avaliar os benefícios do sistema FM para crianças deficientes auditivas.