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Avaliação de pilares de concreto armado de alta resistência, submetidos a elevadas temperaturas

Processo: 08/56298-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:José Luiz Proença
Beneficiário:Carla Neves Costa
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT), Brasil  
Assunto(s):Jornalismo científico   Divulgação científica   Concreto de alta resistência   Alta temperatura

Resumo

O estudo do comportamento em altas temperaturas de elementos construtivos de CAR (concreto de alta resistência) começou a se desenvolver na década de 90. O comportamento de elementos de concreto em altas temperaturas é essencial a segurança contra-incêndio das edificações no Brasil, uma vez que o material é largamente usado no projeto de elementos estruturais (lajes, vigas e pilares) e de vedação (paredes, pisos, lajes). As normas brasileiras pertinentes ao projeto de estruturas em situação de incêndio baseiam-se em diretrizes internacionais da UE (União Européia), adaptadas à realidade de projeto no país. Para elementos de concreto, ainda não há norma específica internacional que possa oferecer alguma referência de projeto. Este projeto de divulgação científica tem os objetivos: divulgar a área emergente de pesquisa de segurança contra incêndio em edificações dentro da Arquitetura e da Engenharia Civil, e a necessidade de se promover uma especialização em Engenharia de Segurança Contra-incêndio no Brasil; divulgar de uma pesquisa tecnológica em desenvolvimento no IPT, sua importância para o benefício da sociedade (construtores, arquitetos, engenheiros civis, corpo de bombeiros, empresas de seguros, proprietários ou usuários de imóveis construídos em concreto armado); produzir matérias jornalísticas de caráter didático, como instrumento de educação em engenharia (AU)