Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática e biogeografia de Characiformes neotropicais: as famílias Acestrorhynchidae e Erythrinidae (Teleostei: Ostariophysi)

Processo: 08/04292-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Mônica de Toledo-Piza Ragazzo
Beneficiário:Rodrigo Kenji Nakagawa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/58972-7 - Sistemática e biogeografia de Characiformes neotropicais: as famílias Acestrorhynchidae e Erythrinidae (Teleostei: Ostariophysi), AP.R
Assunto(s):Erythrinidae   Characiformes   Acestrorhynchus   Região neotropical   Biogeografia

Resumo

O conhecimento da diversidade biológica pressupõe informações confiáveis sobre aspectos taxonômicos e de distribuição geográfica das espécies. A distribuição geográfica de uma espécie é geralmente estimada com base em registros de ocorrências de exemplares que estão depositados em coleções biológicas e, portanto, a determinação precisa das coordenadas geográficas das localidades de coleta destes exemplares constitui uma etapa fundamental num trabalho desta natureza. Na última década, o uso de receptores GPS que captam o sinal emitido pelos satélites e calcula as coordenadas geográficas das localidades de coleta com base nas distâncias a estes, facilitou enormemente o trabalho de estimativa de distribuição de espécies, porém, as coletas feitas anteriormente utilizavam referenciais diversos para determinar a localidade o mais precisamente possível (p.ex. distância de municípios, drenagens, rodovias) e as coordenadas geográficas destas localidades são determinadas posteriormente com auxílio de mapas e índices de topônimos. A disponibilidade de um banco de dados com informações sobre coordenadas geográficas de localidades de coleta que sejam confiáveis facilitaria o trabalho de pesquisadores envolvidos em projetos que utilizam esta informação. (AU)